segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

A IGREJA - AULA 36 - FASE 1 - 11.11.2015


INTRODUÇÃO
Uma pergunta muito comum entre os homens é: Qual a igreja verdadeira? Qual a igreja fundada por Jesus Cristo? Todos afirmam que a sua igreja é verdadeira. Como saber a verdade? Há dois meios possíveis: (1) Pela pesquisa da História Eclesiástica e (2) Pela comparação da igreja do Novo Testamento com as igrejas que conhecemos. A que seguir o padrão bíblico, é a verdadeira.
O primeiro caminho é mais difícil, pois cada grupo religioso quer dar sua interpretação da História. Como batistas, temos a convicção de que nós somos a igreja de Jesus Cristo, a verdadeira. Através de toda História Eclesiástica podemos ver traços de igrejas que procuravam ser fiéis ao padrão bíblico. Observamos de inicio que Jesus Cristo ao fundar sua igreja apenas disse: A minha igreja. Não usou adjetivos. Com o passar do tempo vieram qualificativos para a sua igreja: os discípulos, os nazarenos, os do caminho, os da seita etc. O próprio nome cristão foi usado pela primeira vez em Antioquia , conforme registro de Lucas em Atos 11.26 Depois, através dos séculos muitos outros designativos foram usados com relação ás igrejas de Jesus Cristo. A Igreja Católica Apostólica Romana surge no século IV. No século IX a Igreja Ortodoxa e no século XVI as igrejas protestantes, uma vez que não surgiram com o movimento da reforma protestante. Os chamados batistas hoje, já existiam desde o tempo de Cristo, com apelidos mais diversos possíveis.
O segundo método é mais fácil. Basta comparar as igrejas de hoje com o modelo neotestamentário. A igreja verdadeira é aquela que segue o modelo bíblico. Para isto basta comparar eclesiologia e a doutrina dessa igreja com as do Novo Testamento. Apresentaremos a seguir estes aspectos das igrejas batistas e veremos que são exatamente os do Novo Testamento.
DEFINIÇÃO DE IGREJA 
Pelo Novo Testamento Igreja é uma reunião de pessoas regeneradas pelo sangue de Jesus Cristo, batizadas por imersão e que voluntariamente  se reúnem no determinado local com o propósito de promover o Reino de Deus em sim mesmos e nos demais homens. Logo, temos que fazer distinção entre igreja e templo. Templo é o edifício material e igreja o edifício espiritual. Ainda por esta definição deduzimos que as igrejas são locais. Logo é errado empregar-se igreja no singular referindo-se a todas as igrejas, como por exemplo: A igreja de Cristo hoje. O corretor é dizer: As igrejas de Cristo hoje. No Novo Testamento as igrejas sempre eram locais: Igreja de Jerusalém, Igreja de Antioquia, Igreja de Éfeso e assim por diante. Quando se fala numa região o Novo Testamento diz: Igrejas da Judéia, Igrejas da Galácia, Igrejas da Asia Menor. É fácil ver isto em muitas passagens bíblicas: Atos 11.27; 13.1; Gálatas 1.2, etc.
GOVERNO DA IGREJA
O Novo Testamento apresenta um governo democrático para as igrejas. Todo e qualquer assunto é resolvido pela igreja reunida e pela votação da maioria (Atos 15.6-32; 5.4,12). Os crentes devem buscar a direção do Espírito Santo antes de falarem ou votarem. Por isso podíamos dizer que é uma democracia cristã. A vontade que deve prevalecer não é a humana, mas a de Deus. Cada um buscando a orientação do Senhor e só depois propor, discutir ou votar. O pastor é o presidente e todos têm os mesmos direitos: tanto para falar, votar e ser votado. Nós encontramos hoje outros sistemas de governos: episcopal (Relativo ao Bispo) e presbiteriano. No episcopal quem decide é o chefe, o epíscopo(Bispo). No presbiteriano é o presbitério, um grupo eleito que toma as deliberações em nome da igreja. O sistema batista e democrático ou congregacional, em que numa assembléia geral todos tomam parte nas decisões.
ORDENANÇAS
No Novo Testamento não temos o que se chama de sacramento (ato religioso que confere uma graça especial). Só há ordenanças, isto é aquilo que Cristo ordenou que fizéssemos, mas sem que isto implicasse no recebimento de uma graça ou benção especial. Cristo deixou duas ordenanças: batismo e Ceia do Senhor. Ele deixou estas ordenanças á sua igreja e só ela pode ministrá-las através dos seus pastores. Na próxima lição estudaremos estas ordenanças.
OFICIAIS
No Novo Testamento apenas dois tipos oficiais: pastores e diáconos. Com o passar dos tempos houve necessidade de outros oficiais, mas só estes dois são reconhecidos no Novo Testamento. Eles são ordenados para obras especificas. Há três nomes usados para o primeiro oficio: Pastor, Bispo e Presbítero. O nome que prevalece entre nós batistas é o de pastor. Pastor indica a função que o obreiro tem de cuidar do rebanho, ministrando o ensino bíblico ás suas ovelhas e a ternura com que deve zelar pelo seu rebanho; bispo, termo que indica a função de supervisor de todos os trabalhos e negócios da igreja e presbítero ou mesmo ancião, mostra o respeito que a sua conduta exemplar deve impor e a maneira como deve ser  reconhecido pelo seu rebanho.
Diácono é o segundo tipo de oficial. O termo significa servo e sua função é servir á igreja. Deve ser um ajudador do pastor no seu trabalho. Em certo sentido todo o crente é um servo. Mas o diácono é um servo separado para ajudar o pastor em alguns setores: na Ceia do Senhor, no cuidado com os pobres, no cuidado com as necessidades do pastor e sua família, no cuidado com as finanças da igreja, etc.
MENBROS    
O membro integrante de uma igreja neotestamentária ou de uma igreja batista deve, em primeiro lugar, ser uma pessoa salva por Jesus Cristo e biblicamente batizada depois de sua pública profissão de fé diante da igreja. Só depois de demonstrar que de fato passou por um arrependimento sincero e de ter fé somente em Jesus Cristo como Salvador deve ser batizada. Só após o batismo ele passa a fazer parte da Igreja. Se alguém já foi membro de outra igreja batista, deve ingressar em outra através de uma carta de recomendação . Os membros de uma igreja assumem responsabilidades para com essa igreja.( Suas vidas devem ser pautadas pelo ensino do Novo Testamento. Assumem também o compromisso de participar de todos os trabalhos e cultos da igreja; orar pela igreja, contribuir financeiramente com o seu dízimo para o sustento da igreja; falar de Cristo aos não crentes, convidado-os para  cultos da igreja.) Se saírem do local em que moram, comunicar á igreja e se houver outra igreja batista mais próxima solicitarem suas cartas de recomendação (ou dimensória como chamamos comumente).
CÓDIGO E DISCIPLINA

A Bíblia é o único código dos crentes e da igreja. A igreja orienta o seus membros a viverem corretamente. Lembramos que a melhor disciplina é a formativa, isto é, o crente vai sendo orientado naquilo que é correto pela leitura da bíblia, pelas  pregações, pelo estudo da E.B.D. A também a disciplina exortativa, quando a necessidade de advertência e exortação por falhas no comportamento cristão. E por ultimo a disciplina cirúrgica, quando o crente não atende á exortação no sentido de ter uma vida de acordo com os ensinos do Novo Testamento, ele é afastado do rol de membros. O crente deve acatar a disciplina da igreja o Novo Testamento ensina que a disciplina é necessária para a pureza e o crescimento espiritual da igreja.
MISSÃO DA IGREJA
Vimos na definição de igreja que as finalidades principais dela são a promoção do Reino de Deus na vida dos seus membros e estender o Reino de Deus entre os homens de modo geral. Assim a igreja promove a edificação dos crentes através da verdadeira adoração e comunhão com Deus e anuncia a salvação a todos os homens.
CONCLUSÃO
Jesus Cristo fundou a sua igreja e disse que ela permaneceria até a sua volta. A igreja é a agência do Reino de Deus aqui na terra. Ela é a noiva de Jesus Cristo. Jesus amou a igreja e por ela deu a sua vida. O crente deve ligar-se a uma igreja de Cristo e amá-la. Deve fazer tudo ao seu alcance para a edificação dessa igreja. Não deve abandonar congregação local como adverte o autor de Hebreus, no capitulo 10.25. Ela é importante na vida de cada crente. Em comunhão com a igreja o crent5e sente-se fortalecido em sua fé encorajado a viver santamente testemunhando de sua fé em Jesus Cristo.


IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO