INTRODUÇÃO
Uma
pergunta muito comum entre os homens é: Qual a igreja verdadeira? Qual a igreja
fundada por Jesus Cristo? Todos afirmam que a sua igreja é verdadeira. Como
saber a verdade? Há dois meios possíveis: (1) Pela pesquisa da História
Eclesiástica e (2) Pela comparação da igreja do Novo Testamento com as igrejas
que conhecemos. A que seguir o padrão
bíblico, é a verdadeira.
O
primeiro caminho é mais difícil, pois cada grupo religioso quer dar sua
interpretação da História. Como batistas, temos a convicção de que nós somos a
igreja de Jesus Cristo, a verdadeira. Através de toda História Eclesiástica
podemos ver traços de igrejas que procuravam ser fiéis ao padrão bíblico.
Observamos de inicio que Jesus Cristo ao fundar sua igreja apenas disse: A
minha igreja. Não usou adjetivos. Com o passar do tempo vieram qualificativos para
a sua igreja: os discípulos, os nazarenos, os do caminho, os da seita etc. O
próprio nome cristão foi usado pela primeira vez em Antioquia , conforme
registro de Lucas em Atos 11.26 Depois, através dos séculos muitos outros
designativos foram usados com relação ás igrejas de Jesus Cristo. A Igreja
Católica Apostólica Romana surge no século IV. No século IX a Igreja Ortodoxa e
no século XVI as igrejas protestantes, uma vez que não surgiram com o movimento
da reforma protestante. Os chamados batistas hoje, já existiam desde o tempo de
Cristo, com apelidos mais diversos possíveis.
O segundo
método é mais fácil. Basta comparar as igrejas de hoje com o modelo
neotestamentário. A igreja verdadeira é aquela que segue o modelo bíblico. Para
isto basta comparar eclesiologia e a doutrina dessa igreja com as do Novo
Testamento. Apresentaremos a seguir estes aspectos das igrejas batistas e
veremos que são exatamente os do Novo Testamento.
DEFINIÇÃO DE IGREJA
Pelo
Novo Testamento Igreja é uma reunião de pessoas regeneradas pelo sangue de
Jesus Cristo, batizadas por imersão e que voluntariamente se reúnem no determinado local com o
propósito de promover o Reino de Deus em sim mesmos e nos demais homens. Logo,
temos que fazer distinção entre igreja e templo. Templo é o edifício material e
igreja o edifício espiritual. Ainda por esta definição deduzimos que as igrejas
são locais. Logo é errado empregar-se igreja no singular referindo-se a todas
as igrejas, como por exemplo: A igreja de Cristo hoje. O corretor é dizer: As
igrejas de Cristo hoje. No Novo Testamento as igrejas sempre eram locais:
Igreja de Jerusalém, Igreja de Antioquia, Igreja de Éfeso e assim por diante.
Quando se fala numa região o Novo Testamento diz: Igrejas da Judéia, Igrejas da
Galácia, Igrejas da Asia Menor. É fácil ver isto em muitas passagens bíblicas:
Atos 11.27; 13.1; Gálatas 1.2, etc.
GOVERNO DA IGREJA
O Novo
Testamento apresenta um governo democrático para as igrejas. Todo e qualquer
assunto é resolvido pela igreja reunida e pela votação da maioria (Atos
15.6-32; 5.4,12). Os crentes devem buscar a direção do Espírito Santo antes de
falarem ou votarem. Por isso podíamos dizer que é uma democracia cristã. A
vontade que deve prevalecer não é a humana, mas a de Deus. Cada um buscando a
orientação do Senhor e só depois propor, discutir ou votar. O pastor é o
presidente e todos têm os mesmos direitos: tanto para falar, votar e ser
votado. Nós encontramos hoje outros sistemas de governos: episcopal (Relativo
ao Bispo) e presbiteriano. No episcopal quem decide é o chefe, o epíscopo(Bispo).
No presbiteriano é o presbitério, um grupo eleito que toma as deliberações em
nome da igreja. O sistema batista e democrático ou congregacional, em que numa
assembléia geral todos tomam parte nas decisões.
ORDENANÇAS
No Novo
Testamento não temos o que se chama de sacramento (ato religioso que confere
uma graça especial). Só há ordenanças, isto é aquilo que Cristo ordenou que
fizéssemos, mas sem que isto implicasse no recebimento de uma graça ou benção
especial. Cristo deixou duas ordenanças: batismo e Ceia do Senhor. Ele deixou
estas ordenanças á sua igreja e só ela pode ministrá-las através dos seus
pastores. Na próxima lição estudaremos estas ordenanças.
OFICIAIS
No Novo
Testamento apenas dois tipos oficiais: pastores e diáconos. Com o passar dos
tempos houve necessidade de outros oficiais, mas só estes dois são reconhecidos
no Novo Testamento. Eles são ordenados para obras especificas. Há três nomes
usados para o primeiro oficio: Pastor, Bispo e Presbítero. O nome que prevalece
entre nós batistas é o de pastor. Pastor indica a função que o obreiro tem de
cuidar do rebanho, ministrando o ensino bíblico ás suas ovelhas e a ternura com
que deve zelar pelo seu rebanho; bispo, termo que indica a função de supervisor
de todos os trabalhos e negócios da igreja e presbítero ou mesmo ancião, mostra
o respeito que a sua conduta exemplar deve impor e a maneira como deve ser reconhecido pelo seu rebanho.
Diácono
é o segundo tipo de oficial. O termo significa servo e sua função é servir á
igreja. Deve ser um ajudador do pastor no seu trabalho. Em certo sentido todo o
crente é um servo. Mas o diácono é um servo separado para ajudar o pastor em
alguns setores: na Ceia do Senhor, no cuidado com os pobres, no cuidado com as
necessidades do pastor e sua família, no cuidado com as finanças da igreja,
etc.
MENBROS
O membro
integrante de uma igreja neotestamentária ou de uma igreja batista deve, em
primeiro lugar, ser uma pessoa salva por Jesus Cristo e biblicamente batizada
depois de sua pública profissão de fé diante da igreja. Só depois de demonstrar
que de fato passou por um arrependimento sincero e de ter fé somente em Jesus
Cristo como Salvador deve ser batizada. Só após o batismo ele passa a fazer
parte da Igreja. Se alguém já foi membro de outra igreja batista, deve
ingressar em outra através de uma carta de recomendação . Os membros de uma
igreja assumem responsabilidades para com essa igreja.( Suas vidas devem ser
pautadas pelo ensino do Novo Testamento. Assumem também o compromisso de
participar de todos os trabalhos e cultos da igreja; orar pela igreja,
contribuir financeiramente com o seu dízimo para o sustento da igreja; falar de
Cristo aos não crentes, convidado-os para cultos da igreja.) Se saírem do local em que
moram, comunicar á igreja e se houver outra igreja batista mais próxima solicitarem
suas cartas de recomendação (ou dimensória como chamamos comumente).
CÓDIGO E DISCIPLINA
A Bíblia
é o único código dos crentes e da igreja. A igreja orienta o seus membros a
viverem corretamente. Lembramos que a melhor disciplina é a formativa, isto é, o crente
vai sendo orientado naquilo que é correto pela leitura da bíblia, pelas pregações, pelo estudo da E.B.D. A também a
disciplina exortativa, quando a necessidade de advertência e exortação por
falhas no comportamento cristão. E por ultimo a disciplina cirúrgica, quando o
crente não atende á exortação no sentido de ter uma vida de acordo com os
ensinos do Novo Testamento, ele é afastado do rol de membros. O crente deve
acatar a disciplina da igreja o Novo Testamento ensina que a disciplina é
necessária para a pureza e o crescimento espiritual da igreja.
MISSÃO DA IGREJA
Vimos na
definição de igreja que as finalidades principais dela são a promoção do Reino
de Deus na vida dos seus membros e estender o Reino de Deus entre os homens de
modo geral. Assim a igreja promove a edificação dos crentes através da
verdadeira adoração e comunhão com Deus e anuncia a salvação a todos os homens.
CONCLUSÃO
Jesus
Cristo fundou a sua igreja e disse que ela permaneceria até a sua volta. A
igreja é a agência do Reino de Deus aqui na terra. Ela é a noiva de Jesus
Cristo. Jesus amou a igreja e por ela deu a sua vida. O crente deve ligar-se a
uma igreja de Cristo e amá-la. Deve fazer tudo ao seu alcance para a edificação
dessa igreja. Não deve abandonar congregação local como adverte o autor de
Hebreus, no capitulo 10.25. Ela é importante na vida de cada crente. Em
comunhão com a igreja o crent5e sente-se fortalecido em sua fé encorajado a
viver santamente testemunhando de sua fé em Jesus Cristo.
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