quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Sete princípios para o crescimento espiritual - AULA 43 - 03-FASE 2 - 27.01.2016

Introdução
Neste ano que se inicia, o que devemos desejar em primeiro lugar é crescimento em comunhão e em intimidade com o Senhor. Nenhum  projeto deveria ser mais trabalhado do que o projeto pessoal de conhecer mais a Deus e de alcançar crescimento na vida espiritual.

Para crescermos espiritualmente precisamos seguir alguns princípios espirituais. muitas maneiras de crescermos na vida cristã e na comunhão com Deus. Na lição de hoje, apresentamos alguns princípios mais vitais e primordiais para o crescimento espiritual. Vamos estudá-los!

Desenvolvimento do ensino

1.    Aprenda A esquecer
Fl 3.13-14

Em certo sentido, esqueça  as bênçãos do passado, ou seja, não fique preso ao passado e no que um dia você recebeu. Deus tem algo novo para você hoje. Nada impede  mais o seu contínuo crescimento do que a idéia de que como está já é suficiente. O maná deveria ser colhido diariamente e se o povo de Israel guardasse para o dia seguinte ele apodreceria. Precisamos de uma porção de Deus a cada dia.
Mas, ainda mais importante  que  esquecer  as bênçãos   recebidas,  é esquecermos os erros cometidos.  Os pecados confessados  devem  ser deixados para trás. Não permita que  acusações  do inimigo prendam  sua vida no passado  da acusação. Em Isaías 43.25,  lemos que o Senhor mesmo  apaga nossas  transgressões  e não se lembra mais de nossos pecados. Esquecer as próprias falhas significa se perdoar. Muitos não se perdoam  e vivem se martirizando pelos erros do passado.  Se quiser crescer espiritualmente,  você deve crer no que diz a Palavra de Deus e andar de cabeça erguida e livre dos pecados  perdoados  por Deus. Muitos têm ficado paralisados numa lamúria sem fim em cima de algo que já passou. Não podemos mudar o que passou, mas podemos mudar o presente,  ficando de e avançando para um futuro melhor, para o alvo de Deus para nossas vidas.

2.    Aprenda A perdoar
Falar de  perdão  é falar da graça de  Deus, é falar da capacidade  de  recebê-la, mas  também  de  oferecer  aos  outros uma memória  apagada, sem  registros. Perdão é dar ao próximo outra chance. É permitir reparação. Quem  não admite reparação é porque não possui um coração perdoador.

Perdão  não  existe na natureza.  É algo do céu. Ele veio para a terra quando  Jesus  desceu  a nós. Somente  um  povo celestial é capaz de liberar perdão.

Perdão é saúde física e espiritual.

Somente  quem  sabe o que é ser um pecador  pode  liberar perdão. O perdão  é para o pecador  e flui do coração de alguém que se reconhece  pecador. Perdoar é dar o que recebemos. Porque fomos perdoados  nós perdoamos.  Jesus nos ensinou  a orar, dizendo: Perdoa as nossas  dívidas, assim como perdoamos aos nossos  devedores”  (Mt 6.12).  Perdão é generosidade,  é graça, é um favor imerecido. podemos perdoar  quem  não merece.  Mas se escolhemos nunca perdoar, se escolhemos esconder  num cantinho do nosso coração as mágoas e ressentimentos, um peso nos impedirá de crescer espiritualmente e sentiremos um bloqueio crescente para as coisas de Deus. Perdoar é liberar quem nos deve, mas é também  nos liberarmos a nós mesmos para continuar avançando em direção ao propósito e à vontade de Deus para as nossas vidas.

3.    Aprenda A orar
João 15.7

Em João 15 lemos que se
permanecermos em Jesus, suas as palavras permanecerão em nós e poderemos pedir o que quisermos que nos será atendido. Se quisermos crescer espiritualmente, precisamos revigorar totalmente  nossa vida de oração e petições  a Deus. Temos um tesouro  de bênçãos  espirituais reservadas  para nós (leia Efésios 1.3), mas não as receberemos se não pedirmos. Jo 16.24,  E Tiago 4.2-3. Todo crescimento espiritual é conquistado de joelhos, gastando tempo em oração e aprendendo a orar, a interceder e também a ouvir a Deus e seguir suas instruções. Alguém disse que na vida espiritual, muita oração significa muito poder, pouca oração, pouco poder e nenhuma oração, nenhum poder! Separe um horário marcado para orar diariamente e mantenha-se em oração e comunhão  com Deus onde quer que esteja.  Ele o guiará e sua vida espiritual crescerá imensamente.

4.    Aprenda A crer
Marcos 11.24  diz que tudo quanto  pedirmos  em oração, crendo que receberemos, assim será conosco. Hebreus 11.6 afirma: Se o buscarmos  com fé, a Bíblia afirma que Ele nos responderá.

vem pelo ouvir a Palavra de  Deus. A  fé é apanhar  as irrealidades da esperança  e trazê-las para a dimensão  da realidade. A dirá a respeito de si mesma  tudo quanto  a Palavra diz, porque   em Deus é simplesmente na Sua Palavra.

A de Tomé não é fé. Quando  queremos ver ou tocar antes de crer não poderemos dizer que temos  fé. A verdadeira fé é aquela de Abraão que creu contra a esperança  para vir a ser pai de muitas nações. Sem ver para onde  ia, saiu em obediência  à palavra de Deus para ele.

Eu não creio em cura porque  vi alguém sendo  curado. Eu creio porque  a Palavra de Deus assim o declara. Precisamos aprender  a crer para que  não andemos ansiosos  por coisa alguma. Crescer espiritualmente  significa e requer  crescer em fé, em experiências com Deus, em obediência  a Deus, em arriscar andar na direção de Deus, em permitir que Ele nos guie, em arriscar esperar até que Ele nos direcione. Obedeça  ao Espírito Santo, obedeça  irrestritamente à palavra de Deus, mesmo  que pareça difícil ou estranho e aprenda  a por a sua em ação.

5.    Aprenda A Adorar

 João 4: 23 
São estes os adoradores que o Pai procura
Efésios 5.18-21
A Bíblia  claramente  afirma que nos enchemos do Espírito Santo através de nossas atitudes e Paulo destaca, em Efésios, a importância de cantar, louvar e agradecer de coração ao Senhor para sermos  continuamente renovados. A adoração desenvolve  fome da presença  do Senhor. O lugar de comunhão  com Deus não é apenas  na igreja ou célula, mas em nosso coração e em nosso espírito. Somos o santuário de Deus (1Co 6.19)  e crescemos  ao viver um contínuo culto de adoração  a Ele, andando  onde  quer que seja debaixo de convicção de Sua presença  e em atitude de temor, devoção e louvor por tudo. Dar graças em tudo nos fortalece. Viver em murmuração  nos esvazia e alimenta o negativismo e a incredulidade. Lembre-se: em qualquer culto público, dedique-se fervorosamente  à adoração como um dos propósitos de sua vida. Na sua vida pessoal, separe pelo menos  30 minutos do seu para dia para ter um momento a sós com Deus. Nesse tempo, ore, adore a Deus através músicas, salmos, orações e não deixe de ler uma porção das Escrituras.
6.    Aprenda A testemunhar
Mas  receberão  poder  quando  o  Espírito  Santo  descer  sobre  vocês,  e  serão  minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra (Atos 1.8).
A nossa boca deve falar daquilo que o nosso coração está cheio. Somos chamados  a testemunhar de Jesus em todo o lugar. Este é nosso desafio para 2016.  Testemunhe o quanto puder, em todos os lugares e oportunidades, e veja sua vida espiritual crescendo  em ousadia e comprometimento com Jesus e com seu Reino.

7.    Aprenda A dar

Lucas 6.38
Algumas pessoas  contribuem  simplesmente por obrigação e, assim,  deixam  de  receber  o melhor  de  Deus.  Outras pessoas  contribuem  meramente para receber  uma  bênção  e, assim, deixam de receber  por causa  de sua motivação egoísta. Aprenda a contribuir com ofertas e dízimos e experimente  o cumprimento  dessa  promessa  em sua vida. Mas aprenda  a dar também  mais amor, atenção, respeito e até ajuda financeira a quem  precisar, pois está escrito:
Gálatas 6.7-10

Conclusão
Na lição de hoje, vimos sete princípios para crescermos  espiritualmente em 2016.  Vamos relembrá-los?
1.    Aprenda a esquecer;
2.    Aprenda a perdoar;
3.    Aprenda a orar;
4.    Aprenda a crer;
5.    Aprenda a adorar;
6.    Aprenda a testemunhar;
7.    Aprenda a dar.

Desafios
1.    O que você pode e deve fazer para colocar em prática cada um desses  princípios em sua vida?
2.    Em quais deles você mais precisa investir tempo  e esforços?

 IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG


Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO