quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Como ter uma vida abençoada - AULA 42 - 02-FASE 2 - 20.01.2016

Quebra-gelo

Peça para cada um dos presentes avaliarem suas  vidas e  compartilharem  com  o grupo duas  áreas  que  estão  prósperas  e  em  crescimento  e  duas  que  estão estagnadas  e necessitando de melhorias.

Introdução

Certamente, a maioria dos cristãos teria uma boa resposta para dar caso o título acima lhes fosse apresentado em forma de pergunta. Eles poderiam, corretamente, dizer que para receber a benção de Deus uma intensa busca se faz necessária, com muita oração e jejum. Ou então, que é preciso que a pessoa participe de um culto de poder e milagres em  determinada  igreja, ou com  certo pastor.  Enfim, algumas repostas  desses  tipos seriam  dadas,  tendo  cada uma delas o seu valor e veracidade. Entretanto, não é esse o principal caminho apresentado pela Bíblia para se ter uma vida abençoada.  Aliás, as Escrituras não dizem que devemos  perseguir as bênçãos  de Deus. Ao contrário, elas afirmam que as bênçãos é que nos alcançarão o que acontecerá se cumprirmos com algumas condições.

Um ano de 2016 abençoado,  sem  sombra  de  dúvidas, é o desejo  de  todos  nós. Contudo, para que isso se torne realidade, alguns pré-requisitos a serem  preenchidos.  É sobre isso que trata o texto bíblico da lição de hoje. Que o Espírito Santo nos convença da verdade e nos ajude a colocá-la em prática.

Desenvolvimento do ensino

TEXTO BASE DEUTERONÔMIO 28: 1,2,15
Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos: (...).Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR, teu Deus, não cuidando em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos que, hoje, te ordeno, então, virão todas estas maldições sobre ti e te alcançarão: (...).

Conforme o Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (DITAT), abençoar  tem o sentido de conceder poder para alcançar sucesso, prosperidade, fecundidade, longevidade, etc (pg. 220).  No texto acima, a palavra hebraica correspondente a bençãos  é barakah, a qual está de acordo com essa  descrição. Além disso, o verbo traduzido por alcançar pode ter outro sentido mais forte: “apoderar-se de. Assim sendo, poderíamos reescrever Deuteronômio  28.1,2 da seguinte maneira: se atentamente ouvirmos a voz do Senhor, nosso Deus, e tivermos o cuidado de guardar todos os seus mandamentos, o poder para alcançar sucesso  se apoderará de nós. está a reposta que a Bíblia apresenta  para a pergunta apontada  na introdução desta lição. Uma vida abençoada advém da obediência  à Palavra de Deus. No que se refere a isso, duas expressões, no texto, se destacam: “ouvir atentamente” e “tendo o cuidado de guardar. Essas são expressões  que nos transmitem a idéia de diligência e zelo na prática da obediência. As bênçãos  de Deus virão sobre nós se diligentemente  e zelosamente obedecermos à vontade do Senhor.
O contrário também  é verdadeiro. Se desobedecermos a Deus, não  dando  ouvidos à sua
voz e não  cuidando  em cumprir os seus  mandamentos, maldições  se apoderarão  de  nós. Certamente,  a vida de  todos  nós  é marcada  por problemas. Isso é algo que naturalmente  faz parte de uma realidade maculada pelo pecado. Entretanto, dificuldades que nos são causadas  por nós mesmos,  devido à nossa desobediência à Palavra de Deus, as quais, então, poderiam ser evitadas. As Escrituras nos ensinam, em muitos textos, que uma vida em paz é resultado da obediência ao Senhor. Eis alguns deles:  “Filho meu,  não  te esqueças dos meus  ensinos,  e o teu coração guarde  os meus  mandamentos; porque  eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão  anos de vida e paz” (Pv 3.1,2);  “Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos; guarda a verdadeira sabedoria  e o bom siso; porque  serão vida para a tua alma e adorno ao teu pescoço.  Então, andarás  seguro no teu caminho, e não tropeçará o teu pé. Quando  te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave” (Pv 3.21-24); “Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida. No caminho da sabedoria, te ensinei e pelas veredas da retidão te fiz andar. Em andando  por elas, não se embaraçarão  os teus passos; se correres, não tropeçarás. Retém a instrução e não a largues; guarda-a, porque  ela é a tua vida” (Pv 4.10-13).

CONCLUSÃO
A partir disso, todos nós poderíamos  dizer: “Não enfrentarei em minha vida problemas  causados  por mim mesmo,  mas unicamente  aqueles  que  natural e fatalmente  forem oferecidos  a mim. Assim, me  submeterei à vontade  do Senhor, obedecendo-o e seguindo por seus caminhos. Como, entretanto, podemos obedecer a Deus e, então, sermos alcançados pelas bênçãos? Para isso, duas atitudes são necessárias.

1.   Conhecer  a  Palavra do  Senhor. Em Josué 1.8 está escrito: “Não cesses  de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo  tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”;

2.   Escolher firmemente,   obedecer.  Deuteronômio  30.19  diz: “Os céus  e  a terra tomo,  hoje, por testemunhas
contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção  e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.

O DITAT traz um comentário interessante:  Aqueles cujo relacionamento  com Deus está errado não podem  abençoar (Ml 2.2)  nem  ser abençoados (Dt 28).  Nem mesmo  uma  palavra poderosa  pode  alterar isso” (pg. 221).  Não tem como. Podemos  orar e  jejuar intensamente, participar dos  mais poderosos  cultos, receber  ministrações  de  pastores  muito ungidos, etc, mas se não estivermos vivendo em obediência ao Senhor, não seremos  abençoados.  Por isso, conheçamos a vontade de Deus e decidamos  cumpri-la.

DESAFIOS

1.  Pense: será que as áreas estagnadas  apresentadas por você no quebra-gelo estão em submissão  a Deus?
2.  Que mudanças  você poderia efetuar para que a prosperidade  te alcance nessas  áreas?

3.  Claro que todos nós temos  muitas necessidades. Mas qual seria a principal? Porventura seria mais paz? Seriam mais recursos? Mais amigos? Se considerarmos  seriamente  as prioridades da vida de um ser humano,  vamos concluir que o que mais precisamos é de Deus mesmo.  Nada é mais importante para mim e para você do que procurar em primeiro lugar o Senhor e a Sua justiça. Ele é tudo de que precisamos. Não é isso que Jesus afirma em Mateus 6.33?

 IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO