sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O DIA DO DESCANSO CRISTÃO - AULA 39 - FASE 1 - 02.12.2015

INTRODUÇÃO
Uma das maiores dificuldades em nossos dias é a observação do dia de descanso cristão, o dia dedicado ao Senhor. Infelizmente mesmo entre os crentes tem havido muito abuso contra o dia do Senhor. O dia do Senhor tem sido profanado, quando Deus exige que este dia seja dedicado á sua Causa, ao cultivo da vida espiritual. Seis dias para as lutas e preocupações materiais e um para o Senhor.
Nesta lição vamos estudar porque os judeus guardavam como dia de descanso o sábado e porque nós cristãos guardamos o domingo. Estudaremos também como deve ser observado o dia de descanso cristão.

PORQUE OS JUDEUS GUARDAVAM O SÉTIMO DIA
Os judeus no Velho Testamento guardavam o sétimo dia, que por essa razão recebeu o nome de sábado. A palavra sábado significa literalmente descanso. A palavra hebraica foi transliterada para o português. Se fosse traduzida seria apenas descanso.
A ideia fundamental é descanso e não o fato de ser o sétimo dia. Deus conhecendo o homem que criou, sabia da necessidade que ele teria de descanso em cada sete dias, além do descanso nortuno.
Ainda mais, Deus sabia que a melhor forma de descanso é a mudança de atividade, por isso ordenou ao homem que dedicasse seis dias para as suas atividades materiais e um para o cultivo espiritual e comunhão com seu Criador. Assim o homem mudaria das atividades materiais para as espirituais. Estaria deste modo descansando. Por isso Deus ordenou ao homem que tivesse um dia de
descanso em cada sete.
O significado inicial era a lembrança do descanso da obra divina após a criação e depois, para os judeus, foi acrescido da lembrança do livramento da escravidão do Egito. Leia Êxodo 20.8-11 e Deuterorônio 5.12-15. O primeiro texto apresenta a doação da lei e o segundo a repetição da lei. Pelos dois textos descobrimos a razão por que os judeus deviam guardar o sétimo dia como descanso:
(a) Deus descansou da obra da criação
(b) O povo devia lembrar-se do livramento feito por Deus do cativeiro que estavam.

PORQUE OS CRENTES OBSERVAM O PRIMEIRO DIA
As considerações sobre a necessidade e santificação de um dia em cada sete permanecem.
Mas os cristãos têm os mesmos motivos para guardarem o primeiro dia da semana, domingo, que os judeus tinham para guardar o sétimo. Vejamos então o paralelismo:
(a) Os judeus guardavam o sétimo dia porque Deus descansou da obra da criação. Os crentes guardam o primeiro dia por que Deus, em Cristo, completou a obra da nova criação com a ressurreição de Jesus Cristo no primeiro dia da semana, o domingo. Com o pecado de Adão se fazia necessária a criação do novo homem em Cristo.
(b) Segundo motivo judaico era para que se lembrassem de que foram escravos na terra do Egito. Os crentes neste dia devem rememorar que foram escravos do pecado, mas libertos pela morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Além de termos estes motivos paralelos aos dos judeus, temos outros motivos para guardar o domingo:
(a) O domingo comemora a ressurreição de Jesus Cristo, o maior fato da história da humanidade. Comemora  a vitória alcançada por Cristo, morrendo na cruz pelos pecadores, sepultado, mas ressurgindo dentre os mortos. O pecado e a morte estavam vencidos.
(b) A guarda do domingo fez a separação do cristianismo do judaísmo. Jesus e os discípulos eram judeus. Para a implantação do Cristianismo se fazia necessária a mudança do dia de descanso para fazer a distinção. Foi Jesus Cristo mesmo que deu importância a este dia da semana, ressuscitando nele e fazendo todas as sua aparições no primeiro dia da semana. Os discípulos continuariam a reunir-se no primeiro dia da semana ( João 20.1,19,26; Atos 16.2).
(c) A profunda significação  da mudança do dia de guarda do sábado para o domingo: o Cristianismo pôde emancipar-se das grandes perversões que os fariseus tinham imposto ao sábado, contra as quais Jesus protestou e cujo protesto final foi permanecer no túmulo por todo o sábado para ressuscitar na madrugada de domingo.
(d) O Novo Testamento não estabelece o sábado como dia de guarda. Em todo o Velho Testamento há destaque para a obrigação que o judeu tinha de guardar o sábado. No Novo Testamento não se repete esta lei. É interessante ainda notar que todos os outros nove mandamentos da lei são repetidos várias vezes, mas o do sábado nenhuma vez. Ainda mais, Jesus foi acusado por não observar o sábado conforme a tradição farisaica e Jesus deixou bem claro que o dia do sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado ( Marcos 2.23-28).
Uma observação final porquê de Jesus e seus apóstolos não dizerem que deviam deixar de observar o sábado e começar a guardar o domingo. O sistema de governo judaico era teocrático: a lei religiosa era também a lei civil. Transgressões religiosas seriam punidas como qualquer transgressão civil. Se eles anunciassem a mudança seriam apedrejados. Assim a mudança fez-se pelo uso, tanto que em Apocalipse 1.10 (quando Jerusalém já tinha sido destruída) lemos João dizendo que foi arrebatado no dia do Senhor, isto é, no dia de domingo. A palavra domingo significa ‘’o que pertence ao Senhor’’.

COMO DEVEMOS OBSERVAR O DIA DO SENHOR
Como afirmamos na introdução,este dia tem sido mal observado até pelo crentes. O domingo deve ser um dia dedicado a atividades espirituais. Deve ser dedicado ao Senhor da mesma maneira que os outros seis são dedicados para os nossos próprios interesses matérias. A boa mordomia cristã ensina que em cada sete dias, um pertence ao Senhor.
O domingo deve ser um dia em que pensamos de um modo especial no Reino de Deus. Neste dia devemos dedicar a maior parte do tempo para cultos e trabalhos da igreja. Devemos ler mais nossa Bíblia, orar mais, visitar os necessitados, enfermos nos hospitais, evangelizar, etc.
Este dia não é para atividades materiais, como pequenos reparos em casa, ir a cinemas, partidas esportivas, lavar a roupa toda da semana, ficar dormindo até mais tarde, etc. É dia de descanso, mas lembramos que o melhor descanso é mudança de atividade. Quando cansados com os problemas do dia-a-dia, vamos á igreja, dedicamo-nos a Deus, estamos restabelecendo nossas forças espirituais e materiais. Na segunda-feira podemos começar a nova semana com mais alento.





                       IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG
                                                                    www.marcelooquadros.blogspot.com 

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO