quarta-feira, 7 de dezembro de 2011


2 Tm 1.1-12; Parte 1
            Esta carta é considerada a última do apóstolo Paulo. Ele descreve vividamente que está chegando ao fim do seu ministério. Ele está preso em roma aguardando a sua condenação. Mas, isso não quer dizer que ele está desanimado.
            Max Lucado propõe algumas perguntas provocativas a Paulo: “O que sobrou para você? Se você tivesse permanecido como um judeu em Jerusalém, teria uma posição importante e uma boa aposentadoria. Se tivesse feito mais concessões, teria passado despercebido pelos romanos. Se tivesse sido menos apaixonado, poderia ter liderado uma igreja e ficado em uma cidade.”
            Mesmo sem que estas perguntas tenham sido feitas a ele, Paulo as respondeu. Você pode imaginar um homem já envelhecido, cansado, com marcas de açoites e outras cicatrizes adquiridas em apedrejamentos e naufrágios. Você pode imaginar a sua fisionomia: seus olhos brilham e o seu coração queima enquanto diz com firmeza: “...guardei a fé”.
            Paulo continua vibrante, otimista, feliz com o evangelho, jubiloso com o seu chamado. Veja como ele se apresenta: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus,”. São palavras de fé, confiança e esperança.
            Você tem encontrado esse gozo em Cristo? Seus olhos brilham quando você se lembra qual é o sentido da sua vida? Vamos entender essa carta.
A realidade mais dolorosa e comum no ministério é a realidade de Timóteo: o pastor desencorajado e pensando em desistir. O que é verdade também na vida de muitos crentes. Mas, porque Timóteo estava desanimado? Que agonias e angústias o levavam às lágrimas?
As pistas para responder essas perguntas estão em vários lugares. Timóteo era pastor da igreja de Éfeso:
·         Ele teve que confrontar falsos ensinamento ali – 1 Tm 1.3-7;
·         Esse problema já estava enraizado ali a muito tempo – At 20.28-30;
·         Os falsos mestres eram persuasivos e estavam atraindo seguidores – 2 Tm 2.17-18;
·         Timóteo era desprezado pela pouca idade;
Timóteo estava passando por momentos difíceis no seu ministério, ele orava, pregava, aconselhava, mas as coisas não estavam se resolvendo – os problemas persistiam. A crise era inevitável: “meu ministério não está dando certo”, “não vejo o poder do evangelho em meu trabalho”, “não importa o quanto eu me dedique – tudo está indo de mal a pior.”
            Além disso, seu mentor estava preso. Seu ministério “parecia” terminar em derrota. Timóteo estava muito mal e isso chegou ao conhecimento de Paulo. Ele não sairia daquela situação sozinho e estava prestes a desistir de tudo. É a esse homem que Paulo está escrevendo. É esse o estado em que ele se encontra.
            Por isso, 2 Timóteo é um dos livros mais encorajadores do novo testamento. Ele remodela a nossa visão do evangelho. Ele traz o que precisamos ouvir. Ele nos exorta e ensina o que o evangelho é e porque não podemos deixá-lo.
Pastor Wagner Saraiva, presidente da ordem dos pastores Batistas do norte de Minas Gerais

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO