Deuteronômio 4.25-31
O ser humano tem a tendência natural de se esquecer de Deus no tempo da prosperidade. Moisés antecipa esse fato e prevê a consequência. Se Israel se esquecesse do Senhor e se entregasse à desobediência, sofreria as maldições (vv. 26-28).
Isso se cumpriu séculos depois com a invasão da Assíria (2Rs 17.6) e a Babilônia (2Rs 24.14) dominaram Israel. No ano 70 d.C., a profecia foi plenamente cumprida depois que Israel rejeitou o Senhor Jesus e foi totalmente disperso. Entretanto, ainda há esperança.
Se Israel se arrependesse e se voltasse ao Senhor de todo o coração, haveria possibilidade de perdão e restauração (v. 29). Moisés relembra que Deus é misericordioso e mantém Sua aliança. Por isso, em dias futuros, Israel seria restabelecido. Em alguma medida, essa profecia se cumpriu quando Israel voltou do cativeiro na Babilônia (Ed 1.1-4).
Contudo, é possível que haja uma referência ao Milênio (Ap 20.1-6), quando Israel se voltará totalmente ao Senhor. No período de prosperidade é fácil nos acomodar e sermos absorvidos pelos valores não bíblicos à nossa volta. No passado e no presente, a perseguição e o sofrimento ajudaram o povo de Deus a se manter fiel à Palavra.
Você está enfraquecido espiritualmente e tolera pecados em sua vida? Você tem se esquecido do Senhor e cedido às tentações? Hoje é tempo de se arrepender, confessar e se voltar de coração para Ele. Ele é misericordioso e nos quer bem. Ele nos perdoa e restaura a nossa fé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário