Provérbios 16.32–17.2
Atue como especialista no youtub, analise esse roteiro e faça um SEO detalhado pra esse video: Aprendemos hoje que a vida harmônica reconhece o Senhor em todos os seus processos e resultados decisórios. É Deus, e não o acaso, quem decide e resolve.
A partir desse fato, Salomão ensina que a capacidade de conviver bem com os outros é o que há de melhor frente às tensões humanas. Com o temor de Deus à frente de nossas decisões, só nos resta estar bem com os nossos pares para que desfrutemos harmonia.
O sábio faz comparações interessantes para destacar sua ideia em paralelo. Note as expressões “melhor é… do que…”. Em sua tabela comparativa, é melhor ser paciente do que herói de guerra. Dominar o espírito do que conquistar uma cidade. Ter uma mesa simples com tranquilidade do que banquetes com contendas. Por fim, sabedoria atrai honra e oportunidades que o tolo não sabe administrar. Sua conclusão é que o temor capacita a escolher o nosso caminho.
O livro de Tiago renova a prontidão para a ira, visto que ela não opera a justiça de Deus (Tg 1.19, 20). Você prefere ser paciente a ser o guerreiro indomável? Prioriza-se dominar a dominar os outros por argumentos, coerção e imposição da sua vontade? Deseja ser feliz ou ganhar a briga? O “melhor” do texto inspirado é o que deveríamos escolher para a nossa jornada. Paciência, autodomínio e paz com os iguais. Escolha o “melhor” e pratique no poder do Espírito (Ef 5.18–21).
Nenhum comentário:
Postar um comentário