JOÃO PEDRO PITOMBO
SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - O vigia de uma creche em Janaúba (557 km de Belo Horizonte) colocou fogo em crianças e em si mesmo na manhã desta quinta-feira (5).
Pelo menos quatro crianças que tinham entre 4 e 6 anos e uma professora morreram, segundo a Polícia Militar.
Corpo de Bombeiros/Divulgação
De acordo com o Corpo de Bombeiros, 26 pessoas estão feridas, nove delas em estado grave. Parte delas será transferida para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, referência no tratamento de queimados. Três aeronaves serão utilizadas no deslocamento.
Outros feridos estão sendo levados para o Hospital Regional de Janaúba em ambulâncias e outro hospital na cidade de Montes Claros. O vigia que ateou fogo ao próprio corpo, identificado como Damião Soares dos Santos, de 50 anos, e uma professora também estão entre os feridos graves.
O Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente pertence à prefeitura e fica no bairro Rio Novo. O incêndio no local já foi debelado, informa a polícia.
A Polícia Civil de Minas Gerais informa que abriu um inquérito para apurar o caso. Agentes estão na casa do suspeito e de seus familiares para levantar informações que possam ajudar a elucidar as causas do crime.
A perícia na creche já foi realizada e necropsia nos corpos das quatro crianças mortas está em andamento.
APOIO
A prefeitura da cidade mineira se manisfestou em sua página no Facebook pedindo doações de materiais hospitalares para o Hospital Regional de Janaúba e o Hospital Fundajan, que receberam parte das vítimas. Também foram solicitadas doações de roupas e água.
A prefeitura ainda pediu que as pessoas não compartilhem imagens das vítimas em respeito ao sofrimento de familiares e amigos.
O Hospital Universitário Clemente de Faria, em Montes Claros, disponibilizou 15 leitos para atender as vítimas, além de doar materiais e medicamentos para o Hospital Regional de Janaúba.
PRONUNCIAMENTO
Em visita a Belém nesta quinta, o presidente Michel Temer (PMDB) disse lamentar as mortes registradas na
cidade mineira.
"Lamento imensamente essa tragédia das crianças em Janaúba, Minas Gerais, eu que sou pai, naturalmente muitos dos senhores e das senhores também o são. Deve ser uma perda dolorosa. Quero expressar minha solidariedade às famílias, lamentar esse acontecimento".
Temer ainda disse que espera que essas coisas não se repitam no Brasil. "O mundo está muito convulsionado. Muitas e muitas vezes ocorrem lamentáveis acontecimentos e nós temos que repudiar com nossa consciência e nossa ação".
Nenhum comentário:
Postar um comentário