terça-feira, 10 de janeiro de 2017

QUAIS AS PRIORIDADES DE DEUS PARA A MINHA VIDA? – AULA 85 - LIÇÃO -44 - FASE 2 - 07.12-2016.


 INTRODUÇÃO

Na reunião de hoje, daremos continuidade à série “Grandes Perguntas sobre a Fé Cristã”. Com certeza, todos nós temos inquietantes perguntas sobre a nossa fé, as quais, vez por outra, surgem em nosso caminho e para as quais queremos encontrar respostas. O objetivo desta série, então, é abordar as dúvidas mais comumente presentes nas mentes de cristãos, sejam eles novos ou antigos na jornada da fé, e oferecer-lhes respostas bíblicas.

A pergunta a ser abordada hoje é: “Quais as prioridades de Deus para a minha vida?”. Certamente, em um mundo dominado pela tirania do urgente, essa é uma pergunta muito importante a ser respondida. Que o Espírito Santo nos dê ensino e orientação!

DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

“Prioridades” têm a ver com “tempo”, especificamente a “como usamos o nosso tempo”. “Como usamos o nosso tempo” tem a ver com “o que é verdadeiramente importante para nós”. Nos dias atuais, entretanto, vivenciamos a chamada “tirania do urgente”, ou seja, vivemos correndo de um lado para o outro, dedicando o nosso tempo a apagar os “incêndios” que surgem repentinamente. Várias coisas requisitam nossa atenção, se declarando como urgentes, como coisas que não podem ser deixadas para depois. Por causa disso, acabamos dando prioridade ao que é urgente, deixando de lado o que é verdadeiramente importante.
Quais são as prioridades de Deus para as nossas vidas? O que Deus diz que é verdadeiramente importante para nós e a que nós devemos dedicar o nosso tempo? Eis algumas respostas que a Bíblia apresenta:

1. As Pessoas e o Ser

A primeira prioridade de Deus para nós são as pessoas com que nos relacionamos. Aliás, realmente podemos afirmar, a partir da Bíblia, que Deus nos criou principalmente para nos relacionarmos com pessoas. Essas pessoas são:

  Deus: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento” (Mateus 22.37). Deus é uma pessoa e a maior prioridade de relacionamento que devemos ter;

   Eu mesmo: “Ame o seu próximo como a si mesmo” (Mateus 22.39);

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida” (Provérbios 4.23). Após Deus, devemos buscar ter um bom
relacionamento conosco mesmo, o que, na prática, significa cuidarmos do nosso ser;

  Os outros: “Ame o seu próximo” (Mateus 22.39). Aquele que ama a Deus e ama a si mesmo está habilitado a amar o seu próximo. Há quatro tipos e níveis de próximos, os quais estão em ordem de prioridade: 1. Família; 2. Amigos; 3. Irmãos em Cristo; 4. Colegas (escola, trabalho, clube, etc).

2.  As Tarefas e o Fazer

A segunda prioridade de Deus para nós são as tarefas que fazemos. Deus não nos criou apenas para relacionamentos, mas, também, para fazer tarefas (cf. Gênesis 2.15). Entretanto, as tarefas não podem tomar o lugar das pessoas em nossas vidas. Essas tarefas são:

Trabalho: “Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos” (Êxodo 20.9); “Esforcem-se para ter uma vida tranqüila, cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos, como nós os instruímos; a fim de que andem decentemente aos olhos dos que são de fora e não dependam de ninguém” (1Tessalonicenses 4.11-12). A primeira e principal tarefa que temos a fazer é o trabalho. O trabalho é tanto uma vocação (carreira) como um meio de sustento (dinheiro);
Ministério: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações” (Mateus 28.19); “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas” (Marcos 16.15). Todos aqueles que foram salvos pela graça mediante a fé em Cristo têm, além do trabalho, uma importantíssima tarefa a fazer: o ministério da Grande Comissão, ou seja, o pregar o evangelho e o fazer discípulos de Cristo.
  Descanso: “Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum” (Êxodo 20.9). Além do trabalho e do ministério, há uma terceira importantíssima tarefa que temos que fazer: descansar. Deus não nos criou apenas para fazer tarefas, mas, também, para descansar.

        As Coisas e o Ter

A última prioridade de Deus para nós são as coisas que temos. Certamente, Deus nos criou para termos coisas. Entretanto, essas coisas devem ser, de fato, a última prioridade de nossas vidas. Essas coisas são:

  Dinheiro: “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mateus 6.24); “O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (1Timóteo 6.10); “Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa” (Malaquias 3.10). Ao falarmos sobre dinheiro aqui, não estamos nos referindo a trabalho, mas ao dinheiro em si mesmo. O dinheiro, geralmente, é o maior rival de Deus e das outras pessoas em nossas vidas. Quantos vivem em função do dinheiro e, por isso, têm vidas muito sofridas. A melhor maneira de termos o dinheiro como prioridade é através dos dízimos e das ofertas, ou seja, sendo desprendidos e generosos com ele;


  Bens materiais: “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam” (Mateus 6.19); “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mateus 6.33). Bens materiais são as coisas que podemos adquirir através do dinheiro. A Bíblia diz que essas coisas não podem ser as mais importantes para nós porque são frágeis e passageiras. Aliás, devem ser, de fato, nossa última prioridade, principalmente porque Deus cuida de nós em relação a isso.
CONCLUSÃO

As prioridades de Deus para nossas vidas são:

1.  As pessoas (Deus, eu mesmo e os outros);

2.  As tarefas (trabalho, ministério e descanso);

3.  As coisas (dinheiro e bens materiais).

Sempre que essa ordem é alterada problemas começam a acontecer em nossas vidas. Por isso, agora, pare e pense:
1.      Quais têm sido as prioridades de sua vida? Elas estão de acordo com o que foi ensinado nesta lição? Quais são os problemas que você tem tido por não viver essas prioridades?

2.      Qual a prioridade que os relacionamentos têm tido em sua vida?

3.      Qual a prioridade que o trabalho, o dinheiro e os bens materiais têm tido em sua vida?
4.      Qual a prioridade que o descanso tem tido em sua vida?

5.      Todas as perguntas acima têm a ver com como você usa o seu tempo. Quais mudanças você precisa implementar em sua agenda de modo que as prioridades estejam nos lugares certo?

6.      O que as pessoas responderiam se perguntassem a elas quem você é? Responderiam a partir do que você é, ou dos seus relacionamentos? Do que você faz? Ou do que você tem?

Certamente, uma das prioridades de Deus para nós é o ministério da Grande Comissão, ou seja, o pregar o evangelho e o fazer discípulos de Cristo, de modo que os Núcleos Familiares  sejam multiplicadas:

7.      Qual a prioridade que o ministério tem tido em sua vida? Qual o espaço que isso tem ocupado em sua agenda?


IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO