quinta-feira, 10 de novembro de 2016

A Vida de Jesus – Ressureição – AULA 80 - LIÇÃO -40 - FASE 2 - 02.11-2016.


Introdução
Jesus não apenas morreu na cruz por nossos pecados. Ele também ressuscitou! Os textos de Mateus 28.1-10, Marcos 16.1-8, Lucas 24.1-12 e João 20.1-9 nos contam essa história.

Apesar de a morte de Jesus, atualmente e no desenvolvimento da história da Igreja, ser mais mencionada e valorizada do que a ressurreição, isso não está correto. A ênfase do testemunho da Igreja primitiva estava na ressurreição de Jesus e não em sua morte. Atos 1.22, referindo-se ao fato de os apóstolos estarem à procura de um homem que ocupasse o lugar de Judas Iscariotes no grupo, diz: “É necessário que um deles seja conosco testemunha de sua ressurreição”. Em sua grande primeira pregação, Pedro disse: “Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse. (...) Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas desse fato” (Atos 2.24,32). Atos 4.33 diz: “Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus”.

Tendo em vista a importância da ressurreição de Jesus, no Núcleo Familiar de hoje, nós trataremos sobre os significados e conseqüências dessa ressurreição. Que o Espírito Santo nos leve ao encontro do Cristo ressurreto!

Por que a ressurreição de Jesus foi considerada tão importante pela Igreja primitiva? Quais os significados e conseqüências dessa ressurreição?

Desenvolvimento do Ensino


1.  A ressurreição de Jesus valida o seu sacrifício na cruz

Paulo escreveu em 1Coríntios 15.14,17: “Se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês têm. (...) Se Cristo não ressuscitou, inútil é a fé que vocês têm, e ainda estão em seus pecados”. O que Paulo quis dizer com esse texto? Paulo quis dizer que a ressurreição de Jesus é o que autentica e valida o seu sacrifício, ou seja, se Jesus não tivesse ressuscitado dos mortos, sua morte na cruz teria sido inútil. A ressurreição era uma seqüência necessária à morte. Nesse sentido, Romanos 4.25 diz: “Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação”. A palavra justificação é sinônima de “salvação” e se refere a, em Cristo, sermos declarados justos por Deus.

Não apenas a obra de Jesus foi validada pela sua ressurreição. De acordo com o apóstolo Paulo, sua identidade como Filho de Deus também o foi. Ele escreveu, em Romanos 1.4: ”Mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor”.

2.  A ressurreição de Jesus possibilita uma nova vida ao crente

Paulo escreveu, em 2Coríntios 5.17: “Se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”. O experimentar de uma nova vida em Cristo só é possível

porque Ele ressuscitou dos mortos. 1Pedro 1.3 diz: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”. Para Pedro, o cristão só pôde ser regenerado, ou seja, nascer de novo, por causa da ressurreição de Jesus.

Nesse sentido, Romanos 6.4 diz: “Fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua
ressurreição. Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado. Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos. Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele. Porque morrendo, ele morreu para o pecado uma vez por todas; mas vivendo, vive para Deus”. Jesus, ao ressuscitar dos mortos, venceu a morte e o pecado. Assim, aquele que está nEle, ou seja, crê nEle, morreu para o pecado e ressuscitou para uma nova vida, conforme a vontade Deus.

3.  A ressurreição de Jesus assegura a ressurreição do último dia

Por quatro vezes no capítulo 6 do Evangelho segundo João, Jesus se refere à ressurreição do último dia (João 6.39-40,44,54). Que ressurreição é essa? É a ressurreição dos mortos em Cristo que acontecerá quando Jesus voltar. Paulo fala sobre isso em 1Tessalonicenses 4.16: “Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro”.

De acordo, também, com Paulo, essa ressurreição está assegurada por causa da ressurreição de Jesus. 1Coríntios 6.14 diz: “Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará”. 2Coríntios 4.14: “Sabemos que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus”. 1Coríntios 15.20 diz: “De fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dentre aqueles que dormiram”. O que significa Cristo ser “as primícias dentre aqueles que dormiram”? Significa que Ele foi o primeiro de muitos a ressuscitar dos mortos, ou seja, que assim como Ele ressuscitou, os demais filhos de Deus também irão ressuscitar.

A ressurreição do último dia, ainda de acordo com Paulo, em 1Coríntios 15.51-55, significará a vitória final e definitiva de Cristo sobre a morte e o pecado. Os filhos de Deus ressuscitarão em um corpo incorruptível, sem pecado e sem possibilidade do pecado, e os que estiverem vivos também receberão esse corpo. Assim, não haverá mais oportunidade para a morte e o pecado entre os filhos de Deus. Citando os profetas Isaías e Oséias, Paulo escreve: “A morte foi destruída pela vitória. Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?” (1Coríntios 15.54-55). Esse é um hino de vitória, de celebração e alegria pela ressurreição do Cristo e da Igreja. Porque Ele venceu, a Igreja também vencerá!

Conclusão


A ressurreição de Jesus:

       Valida o seu sacrifício e o seu status de Filho de Deus, mediante o que somos salvos;

       Possibilita uma nova vida, mediante o que somos santificados;

       Assegura a ressurreição do último dia, mediante o que seremos glorificados;

       Significa vitória sobre a morte e o pecado, pelo que devemos nos alegrar e celebrar.

Reflexão e Desenvolvimento

Você crê na ressurreição de Jesus?

  1. Da fé nessa ressurreição depende sua salvação, ou seja, não basta crer apenas que Jesus morreu por você. Ele morreu e ressuscitou;

  1. Da fé nessa ressurreição depende sua santificação, ou seja, é essa vitória de Jesus sobre o pecado que te possibilita vencer o pecado hoje;

  1. Da fé nessa ressurreição dependerá o seu futuro, pois Cristo foi a primeira das ressurreições dos filhos de Deus;

  1. Da fé nessa ressurreição, surgirá uma grande alegria e desejo de celebrar em seu coração! Ele venceu a morte e o pecado!

Lição 1 IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG
                                                     www.marcelooquadros.blogspot.com 

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO