SER CRISTÃO
Pr. Irland Pereira de Azevedo
Pr. Irland Pereira de Azevedo
“…e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos”. At 11.26
“E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão”. At 26.28
“Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como os que se intrometem em negócios alheios. Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte”. 1 Pe 4.15-16.
Como se pode observar nessas citações bíblicas, a palavra cristão ocorre apenas três vezes no Novo Testamento, mas com suficiente clareza e riqueza para nos comunicar preciosas lições sobre a natureza mesma da fé e da vida cristã.
Que é um cristão?
Muitos ridicularizam ou desprezam o Cristianismo, não por lhe negarem a verdade e a beleza, mas em virtude da vida e conduta de muitos denominados cristãos.
Por exemplo, Ernst Bloch define cristão como “o indivíduo que no domingo confessa os pecados da semana anterior e que, com certeza, vai repetir na segunda-feira”. Terá ele razão?
O filósofo ucraniano Nicolai A. Berdyaev escreveu uma obra cujo título é sintomático: “Da Dignidade do Cristianismo e da Indignidade dos Cristãos”.
Num tempo de crise de identidade, faz-se mister a compreensão do que somos e do que não somos.
Você é cristão? Que é um cristão?
1.Cristão é, antes de tudo, a pessoa nascida de novo, regenerada pelo Espírito e feita nova criatura, em Cristo.
2.Cristão é o discípulo de Cristo, e que O segue e tanto aprende Dele, que fica parecido com Jesus.
Foi essa a experiência dos discípulos de Antioquia, de que dá conta a narrativa de Atos 11.19-26.
3.Cristão é aquele que demonstra nova vida em Cristo e dá testemunho de sua fé e sua experiência perante a sociedade, pois cristão é testemunha de Jesus Cristo (At 1.8).
Agripa compreendeu que Paulo era cristão, em face da transformação de sua vida, da ousadia e impacto de seu testemunho, aliado à beleza e integridade de sua vida. E diz-lhe: “por pouco me queres persuadir a que me faça cristão”.
4.Cristão, negativamente, é o que não mata, não furta, não rouba, não pratica o mal, nem se compraz em meter-se na vida alheia. É o que sofre, sem desalento, por amor de Cristo, pela justiça e verdade do Evangelho. É o que diz Pedro em sua epístola acima referida.
5.Cristão é aquele que permanece em Jesus e anda e procede como Ele viveu e procedeu. Diz 1 João 2.5,6: “Mas todo o que guarda a sua palavra, neste o amor de Deus tem de fato se aperfeiçoado. E assim sabemos que estamos nele (em Cristo). Quem afirma estar nele também deve andar como ele andou”.
Tais são as marcas identificadoras do cristão ou da cristã, nas três ocasiões em que o termo é empregado conforme ensinos do NT.
6. São ainda elementos sinaléticos da identidade do cristão: perante a igreja, o ato de fé; perante o mundo, a vivência de amor; diante da vida, u´a caminhada de esperança. Diante da Igreja, o cristão diz: “Eu creio”; perante o mundo, ele prova: “eu amo”. “E espero a volta do meu Senhor”.
Diz Jesus: “Nisto conhecereis que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. João 13.35
Por outro lado, a ausência de amor em nós cega as pessoas para as coisas que fazemos, e as torna surdas às palavras que proferimos.
Concluo. A vida do genuíno cristão deve ser provada no crer, no amar, no viver, e em atitudes que revelem compromisso com a vontade de Deus e valorização das pessoas. E, finalmente, vale repetir, cristão é aquele que se parece com Cristo na santidade de sua vida (1Jo 2.6) e na disposição constante de amar e servir. (Jo 13.13-17).
Você é um cristão?
http://www.libernet.org.br/artigos.php?id=396
Nenhum comentário:
Postar um comentário