segunda-feira, 19 de outubro de 2015

ADRIANO XAVIER: MANTENDO O FOCO

A vida cristã é como uma caminhada. Quem caminha olha para frente, sabendo aonde quer chegar, seguindo a direção determinada, mantendo o foco. Uma das coisas mais tristes na vida de uma pessoa é não ter certeza para onde está indo. Quando alguém se encontra nessa condição demonstra que algo está faltando, revela que algo está errado.
De acordo com Jesus em João 12.35 “quem anda nas trevas não sabe para onde vai”. Na escuridão do pecado não há referência, não há placa indicativa, não há rumo certo e seguro. Apenas na luz do evangelho da graça de Deus podemos conhecer e trilhar o Caminho da vida, da verdade e paz eternal. E uma vez no Caminho, devemos manter o foco.
Jesus também disse: “Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus” (Lucas 9.62). O que lança mão do arado é aquele que faz uso de um instrumento agrícola que rasga, revolve e prepara a terra para a semeadura. Jesus faz uso dessa figura para indicar que no sentido espiritual devemos manter o foco, para não nos
desviarmos do caminho traçado por Deus.
Uma antiga fábula nos fala de uma tartaruga e um coelho que haviam combinado uma corrida. O coelho, certamente, saiu na frente e logo alcançou uma distância considerável. Olhando para trás, percebeu que a tartaruga não lhe ameaçava, então, resolveu parar e dar uma cochilada. Bem, já conhecemos a história. O coelho dormiu tanto que, a tartaruga acabou ganhando a corrida.
A lição que fica é que não se deve titubear. Quem perde o foco fica para trás. No entanto, muitas vezes, vacilamos e nos distraímos. Não ficamos devidamente empenhados nem mesmo centrados naquilo que é essencial. Simplesmente nos perdemos em coisas ou detalhes insignificantes. Quando, na verdade, deveríamos sempre avançar naquilo que nos é proposto.
“É difícil buscar excelência quando você está focado em tantas coisas ao mesmo tempo”,* afirma-se. Por que essa dificuldade? Porque quando alguém está focado em muitas coisas ao mesmo tempo, na verdade, não está focado em nada. Nesse sentido se aplica o ensino de Jesus em Mateus 6.24: “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro”.
A excelência da vida cristã, portanto, alcança-se quando o nosso coração não se encontra dividido. Ou nos dedicamos a Jesus ou nos dedicamos ao mundo. Ou amamos a Cristo ou amamos as coisas desta vida. Por isso, Jesus encoraja o discípulo a olhar para frente, sempre avançando, sempre perseverando, sempre persistindo, sempre mantendo o foco.
Em 2 Timóteo 2.4 Paulo assim diz: “Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra”. Em uma metáfora militar, o apóstolo está tratando daquilo que deve ser um objetivo definido e prioritário na vida cristã. Como bons soldados de Cristo, devemos reconhecer o nosso chamado e nisso ficarmos empenhados, ou seja, focados.
Feitas essas considerações, devemos pensar e reconhecer o que tem atrapalhado a nossa vida espiritual. Numa época em que as coisas estão acontecendo num ritmo acelerado e estamos sempre sendo exigidos a fazer mais, que possamos manter o foco. Como diz o hino sacro: “Escuta a voz do bom Jesus: Segue-me, vem, segue-me”. E que a nossa resposta seja: “Sim, meu Jesus, Te seguirei… Por Ti eu tudo deixarei”. Amém!
Pr. Adriano Xavier Machado
PIB em Fátima do Sul, MS
* RAINER, Thom S. & GEIGER, Eric, Igreja Simples – Retornando ao processo de Deus para fazer discípulos, Tradução de Hilton Figueiredo, Brasília, DF, Palavra , 2011, p. 53.
Fonte: http://vigiai.net/artigos/adriano-xavier-a-vida-crista-e-como-uma-caminhada

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO