segunda-feira, 4 de maio de 2015

PRIORIDADES - AULA 7 - FASE 1 - 04.04.2015

QUEBRA-GELO

Lance para o grupo a frase a seguir e discuta com ele sobre seu significado e aplicação em nosso dia-a-dia:

“Não deixe o que é urgente tomar em sua vida o lugar do que é importante”.
INTRODUÇÃO

Constantemente, em nosso dia-a-dia, somos pressionados a fazer escolhas a partir do grau de urgência daquilo que cruza o nosso caminho. O urgente grita diante de nós e só se acalma quando atendemos suas reivindicações. São os diversos incêndios que somos levados a apagar ao longo de um dia. Contudo, em detrimento disso, o importante é deixado de lado. Na correria para apagar os incêndios inesperados, o que é realmente importante é esquecido ou não lhe sobra tempo. Essas escolhas, a médio e longo prazo, podem trazer resultados negativos para nossas vidas.

1.  O que é realmente importante em sua vida? O que você considera prioridade máxima?

DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

Texto-base: 1 Tessalonicenses 2.1-12

Para Charles Swindoll, nesse texto, podemos encontrar três prioridades básicas para o cristão. São elas:

1. Ter base bíblica
Porque vós, irmãos, sabeis, pessoalmente, que a nossa estada entre vós não se tornou infrutífera;


Mas, apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, como é do vosso conhecimento, tivemos ousada confiança em nosso Deus, para vos anunciar o evangelho de Deus, em meio a muita luta. Pois a nossa exortação não procede de engano, nem de impureza, nem se baseia em dolo; pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar ele o evangelho, assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração (vv.1-4).
A partir dos versículos acima, podemos apontar que: 1. Mesmo em meio a muita luta, Paulo não deixava de anunciar o evangelho de Deus (cf. v.2); 2. A pregação de Paulo não estava baseada em engano, impureza ou dolo, mas na verdade do evangelho (cf. v.3); 3. Paulo tinha tanta segurança de que Deus lhe havia confiado o ministério do evangelho, que, quando pregava, não sentia a necessidade de agradar a ninguém, mas, tão-somente, a Deus. Concluindo, Paulo era um homem que se esforçava para ter uma vida e um ministério firmados na palavra de Deus.

A primeira e mais importante prioridade que temos que ter em nossas é a Bíblia, ou seja, cultivar uma mentalidade bíblica. Para tanto, é necessário nos alimentarmos da
Bíblia diariamente, lendo e meditando sobre suas verdades. À medida que isso acontece, nossa mente é renovada e nossa vida transformada (cf.

Rm 12.2). A própria Bíblia diz ser um instrumento vivo e eficaz de transformação. Hebreus 4.12 diz: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”.

2.    O estudo da Bíblia é uma prioridade da sua vida?

3.    Quais são os benefícios que o estudo da Bíblia pode trazer ou tem trazido para a sua vida?

2.  Ser autêntico

A verdade é que nunca usamos de linguagem de bajulação, como sabeis, nem de intuitos gananciosos.

Deus disto é testemunha. Também jamais andamos buscando glória de homens, nem de vós, nem de outros (vv.5-6).

Em seu ministério, Paulo era autêntico. Não procurava enganar as pessoas nem com suas palavras, nem em suas intenções. Não lutava por uma posição de destaque, nem procurava tirar vantagem de sua posição de apóstolo. Ser autentico é não ser fingido. É não estar preso à hipocrisia. O autentico é livre para questionar, para reconhecer fraquezas e fracassos, para confessar erros e declarar a verdade. O amor de Deus por nós nos permite fracassar. Diante dele, podemos simplesmente ser nós mesmos.

A Bíblia, em 1Jo 1.7, fala sobre andar na luz. Ela diz: “ Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”.

Andar na luz significa ser autentico. É não viver escondendo o que você realmente é. Quem vive assim mantém comunhão com Deus (pois é purificado de seus pecados) e com os outros.

4.    Você tem sido autentico em suas atitudes? Ser autentico é uma das prioridades de sua vida?

3.  Ser cheio de graça

Embora pudéssemos, como enviados de Cristo, exigir de vós a nossa manutenção, todavia, nos tornamos carinhosos entre vós, qual ama que acaricia os próprios filhos; ssim, uerendo-vos muito, estávamos prontos a oferecer-vos não somente o evangelho de Deus, mas, igualmente, a própria vida; por isso que vos tornastes muito amados de nós. Porque, vos recordais, irmãos, do nosso labor e fadiga; e de como, noite e dia labutando para não vivermos à custa de nenhum de vós, vos proclamamos o evangelho de Deus. Vós e Deus sois testemunhas do modo por que piedosa, justa e irrepreensivelmente procedemos em relação a vós outros, que credes. E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória (vv.7-12).

Podemos perceber, através desses versículos, que Paulo era um homem cheio de graça, demonstrando amor e carinho para com os tessalonicenses. Uma atitude de amor e compaixão era alta prioridade em sua vida. Estava disposto a dar a própria vida pelos irmãos da igreja.

Freqüentemente, agimos mais como impiedosos juízes do que com compreensão e tolerância. Faz-se mais do que necessário termos uma atitude de graça para com o próximo. Não que tenhamos que aceitar o pecado e o erro. Mas a verdade, segundo Efésios 4.15, deve ser seguida em amor. Ter uma atitude bondosa e amorosa para com as pessoas deve ser uma de nossas prioridades. Você é uma pessoa graciosa em seus
relacionamentos? Ser bondoso e amoroso é uma prioridade em sua vida? 

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO