quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Nasceu o discípulo!

 As Boas Notícias de Jesus foram pregadas (1 Co 15.3,4). A Pessoa se arrependeu dos seus pecados e recebeu uma nova vida (2 Co 5.17). Nascida de novo, a pessoa se torna um discípulo do Senhor Jesus Cristo. Agora ela é nova criatura.
 “Mas vós sois geração eleita, sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” 1 Pe 2.9.
 A primeira etapa do discipulado é feita na classe de Doutrinas Básicas que é dirigida pelo pastor. O objetivo da classe é que a pessoa tenha um relacionamento próximo com o pastor e aprenda a dinâmica da igreja, sua doutrina e filosofia de ministério.
 A segunda etapa do discipulado é feita individualmente por um membro da igreja. O novo crente precisa entender o que significa a vida cristã, suas demandas e seus privilégios. Nenhum bebê fica a mercê de si mesmo. Nenhum pai ou mãe diz a seu filho recém nascido:“ Vou trabalhar, sua mamadeira está na pia, esquente e beba-a”!
 Leva algum tempo para que os pais deixem que o seu filho ande e viva sozinho. Por questão de coerência, zelo e cuidado, o discipulado deve ser sempre feito homem com homem e mulher com mulher.

Marcas de um discípulo

 É muito importante que todos que querem se envolver na obediência do discipulado entendam quais são as marcas evidentes e distinguíveis de um discípulo de Jesus. Em outras palavras, como posso facilmente reconhecer um discípulo de Cristo ? Quais são estas marcas:

1 – O discípulo de Jesus é um APRENDIZ (Mt 11.28-30)
A maior marca de um discípulo de Jesus é que ele está disposto a aprender até o fim de sua vida. Só receberemos o diploma da vida cristã no Céu. Enquanto estivermos aqui, continuaremos a aprender.
VOCÊ ESTÁ DEIXANDO QUE O ENSINEM?

2 – O discípulo de Jesus é um SEGUIDOR (Mc 2.14,15)
Um discípulo de Jesus segue e nunca determina o seu caminho, como quem diz: “Eu sou dono do meu nariz”. Se nós deixamos de ser seguidores, deixaremos de ser discípulo de Jesus. A razão é porque Ele é o mestre.
VOCÊ ESTÁ SEGUINDO OS PASSOS DE JESUS E DE OUTROS QUE O SEGUEM?

3 – O discípulo de Jesus é OBEDIENTE (Jo 8.31,32)
O próprio Jesus estabeleceu que seremos discípulos de Jesus se, e tão somente, fizermos o que Ele manda. Por isso precisamos conhecer a Bíblia para que saibamos o que Ele quer de nós. VOCÊ ESTÁ CRESCENDO EM OBEDIÊNCIA AOS ENSINOS DE JESUS?

4 – O discípulo de Jesus é AMOROSO (Jo 13.34,35)
Outra forma de sermos reconhecidos como discípulos de Jesus é se temos um estilo de vida de amarmos as pessoas. Se tenho uma vida de discórdia, é necessário mudar de atitude.
VOCÊ AMA GENUINAMENTE AS PESSOAS?

5 – O discípulo de Jesus é FRUTÍFERO (Jo 15.8,16)
Esterilidade não é compatível com um discípulo de Cristo. Este deve dar fruto, frutos que não procederão dos discípulos, mas por meio de Cristo atuando em sua vida. Isso ocorre de forma natural, quem está ligado à videira dá fruto.
VOCÊ PODE MOSTRAR OS SEUS FRUTOS?

Resumindo:

 Você prega a alguém e ele é convertido pela ação do Espírito Santo. Você fez um discípulo na capacitação do Espírito. Ele é uma nova criatura que precisa de comunhão e ensino.
 Você o encaminha à igreja. Ele vai para a classe de doutrinamento e ali aprende as doutrinas básicas durante quatro a seis meses. Depois ele dá o seu testemunho diante da igreja e é batizado. Agora pertence oficialmente à igreja.
 O próximo passo é você quem vai fazer, vai ensiná-lo a viver a vida cristã. Você vai fazer dele um crente maduro, que será capaz de encarar as mais variadas situações éticas, morais e doutrinárias e defendê-las à luz da Bíblia. É esse tipo de discipulado que esta apostila sugere. Viver a vida cristã na prática e crescer na maturidade!
 Não queremos dizer que o novo convertido não possa, enquanto faz a classe de doutrinas, já iniciar este discipulado com alguém. Entendemos que, para este tipo de discipulado, é preciso que a pessoa já tenha uma boa base doutrinária. Ele irá aprender como viver a vida cristã fundamentado na doutrina bíblica já aprendida. Ele está iniciando a corrida da vida cristã !
  “Corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus,  Autor e Consumador da nossa fé.” Hebreus 12.1,2
 Sempre Servindo a Cristo
 Pr. Mendes

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO