quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Tudo bem??




A conceituada revista HSM Management publicou na edição de outubro de 2002, na página 106, um estudo segundo o qual 90% dos profissionais das mais diversas áreas empregam o seu tempo em atividades inúteis. Portanto, apenas 10% deles usam as horas de trabalho de forma sensata e inteligente. O estudo da revista mostra também que:
- 30% dos executivos são proteladores;
- 20% não se comprometem seriamente;
- 40% são dispersivos;
- apenas os já citados 10% são determinados.
Os proteladores são aqueles que, embora executem fielmente as tarefas que
lhes cabem, não conseguem ter iniciativa. Os que pouco se comprometem exibem muito foco, mas baixo nível de energia. Os dispersivos são, de longe, o contingente mais numeroso dentre os executivos estudados pela revista. São pessoas bem intencionadas e com alto nível de energia, porém, carentes de foco, confundem movimentação frenética com ação construtiva. Já os
determinados têm grande energia e foco, esforçam-se mais que os colegas e, por isso, atingem metais cruciais e de longo prazo mais frequentemente que os outros.
Destaca a revista: "Os executivos determinados decidem primeiro aonde desejam chegar e em seguida exploram os recursos externos, constroem redes de influência e aprimoram suas habilidades de forma a atingir o objetivo que visualizaram no prazo determinado".
Nas organizações, a tendência humana à protelação só consegue levar a pior
quando a hierarquia estabelecida exige prazos rígidos. Quando isso acontece, é como se não houvesse mais a possibilidade de afrouxamento da ação esperada, mesmo que uma eventual protelação pudesse ser aceitável em razão dos chamados motivos de força maior. Então, diante dessa inflexibilidade, as pessoas desafiadas acabam por extrair seu mais alto potencial e aceitam dobrar o desconforto porque não há hipótese de não corresponder aos prazos previstos.
Somos todos (ou quase todos) como o estudante que acaba deixando para fazer seus trabalhos escolares na última hora. Assim funciona a nossa natureza. às vezes temos oito dias para fazer determinado trabalho, mas vamos protelando até não dar mais. Uma coisa é flexibilizar um compromisso por uma contingência qualquer, outra é um superior hierárquico estabelecer que tal prazo não poderá ser ultrapassado. O subordinado, então, terá de fazer das tripas coração para atender à ordem. Essas pessoas encontram uma maneira de corresponder aos prazos por serem pressionadas para isso. Será que também não teríamos condição de ser os regentes de nossos prazos com medida e tempo certos?
É como a clássica história do porco e da galinha. Quando me sirvo de um café da manhã em estilo americano, vem à minha memória essa história bastante conhecida. Num prato de ovos com bacon, a galinha entra com os ovos e o porco com o bacon. No entanto, o único que se compromete nessa "parada" é mesmo o porco, pois a galinha está remotamente envolvida. O porco, literalmente, dá um pedaço de si. É o que acontece com a gente quando de fato elege desafios nos processos de visualização com prazos e medidas.

Portanto, meus caros e nobres colegas do IPGN, deixo a vocês uma simples e singela pergunta para meditação:

O EMPREENDEDOR É UM PORCO OU UMA GALINHA?

Um super abraço,
Marco Antônio
Tutor IPGN

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO