terça-feira, 31 de julho de 2012

GERÚNDIO MISSIONÁRIO

Escritor Pr. Teófilo Karkle

Gerúndio é uma forma dos verbos ainda em ação, em curso, em progressão. Missionar é verbo, Missionando é gerúndio. Evangelizar é verbo, Evangelizando é gerúndio. Contribuir é verbo, Contribuindo é gerúndio. Os gerúndios terminam sempre em (ando, endo e indo). Gosto também de conhecer a etimologia das palavras, Gerúndio é uma palavra que vem do verbo latim “Gerere”, que significa: Levar a cabo. Por tanto Gerúndio Missionário significa então a Missão em andamento, em execução, em terreno, de maneira pratica, ativa, é contar o que esta sucedendo o que estamos fazendo e não o que aconteceu há 10 anos. 

 
Vemos por todos os lados a massificação das Missões, mas em meio a tantas pessoas honestas trabalhando com mãos nos arados, desbravando campo e com a bolça de semente na mão, para semear, encontramos também aqueles tipos de Fazer missões de fachada, tipo missões de Escritório, online, virtuais, apenas de projetos, apenas com palavras chavões. Uma grande maioria dos projetos é apenas para ganhar dinheiro. Postam na internet fotos que cortam o coração, principalmente de crianças africanas que estão desnutridas, coisa que um Missionário sozinho não poderia levar saúde, nutrição a essa criança moribunda. Nutrição e Saúde já são palavras maiores que apenas ONGs internacionais têm condições de fazer: Cruz Vermelha, Médicos sem Fronteiras, entidades de ajuda humanitária que estão vivendo lá nos países mais assolados, mais destruídos pela guerra, que contem mais pandemias e a maior fome. Se a Missão do Missionário não é salvar essa criança que esta morrendo, não deveria publicar no seu blog esta fatalidade.

A esposa de Bill Gate anda por estas partes da terra, a mais faminta possível tratando de socorrer estas vitimas inocentes. E quem é a esposa de Bill Gate, é a esposa do homem mais rico da terra, dono da Microsoft, seu nome é Melinda Gates. E por que as belezas de certos pastorzões não fazem o mesmo, indo de calça e camiseta, tomar nos braços estas crianças cheias de vírus, piolho e morrendo de fome?

Por que os pregadores da Teologia da Prosperidade, não vendem seus aviões e levam comida para os famintos? Nós sabemos o porquê eles não irão nestes lugares? Lá não poderiam pregar sobre a Famosa Prosperidade, suas mensagens não tem retorno na miséria, não há retorno aos seus cofres.

No livro de Lamentações temos um versículo muito forte sobre Missões. (Lamentações 1.11-12) Todo o seu povo anda suspirando, buscando o pão; deram as suas coisas mais preciosas a troco de mantimento para restaurarem a alma; vê, Senhor, e contempla, que sou desprezível. Não vos comove isto a todos vós que passais pelo caminho?

Precisamos dizer o que não é Gerúndio Missionário. Atenção senhores passageiros: Aqui fala o comandante, Pr. Teófilo Karkle, apertem seus cinturões, pois vamos falar o que não é Missões

Missões não se fazem com frases clichê: Vejo na maioria dos Blogs/Sites, Revistas e Agencias Missionárias que publicam frases Missionárias clichê. Uma frase vira clichê quando se usa repetidas vezes perdendo sua originalidade e seu gênio. Citamos algumas frases clichê: Missão esta no coração de Deus. Missões se faz indo, orando e contribuindo. Deus tinha apenas um filho e fez dele um missionário.

Missões não se fazem com faixas: Lamentamos onde as Missões estão apenas nas faixas, fixadas dentro dos templos ou serpenteando nos postes e árvores. Umas de tecido, outras de lona.

Missões não se fazem com flashes: Flash é uma maneira de fazer propaganda com movimento na internet, onde as frases ficam passando sem parar. Pode ser até frases bonitas, mas as Missões verdadeiras se fazem em terreno, com os pés no chão.

Missões não se fazem com Pôsteres: Muitos dos pôsteres são criados com uma colagem de fotos, uma montagem de Coreldraw, Foto shop. Alguns Pôsteres as imagens vem de alguns campos de trigos, alguns terrenos desérticos, algumas multidões, algumas imagens do globo terráqueo ou dos mapas. Alguns pôsteres são apocalípticos: Guerras, Tsunamis, Terremotos. Ah, também sempre colocam relógios faltando minutos para a meia noite, sendo que Jesus poderia voltar em quatro horários diferentes: (Marcos 13.35) Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã.

Missões não se fazem com apenas Projeto: Um Projeto em Arquitetura é apenas quando está sendo planejado e quanto está sendo executado, um prédio, um templo, depois de pronto já não é mais chamados de projeto, senão estrutura, instalações, recinto, ambiente, local. Numa construção pronta já não se chama de projeto, mas sim se começa a realizar dentro dela os propósitos para quais foram criados.

Missões não se fazem com apenas Ação Social: A Missão do Missionário é levar a Palavra, e não apenas fazer Ação Social, dar de comer, educar, construir. Pode englobar a Ação Social, mas a prioridade é a Salvação.

Nem todos podem ser Missionários: Um Missionário é alguém que tem por função a Pregação do Evangelho em lugares que ainda não foi difundido. Também realiza trabalho de promoção social em local que necessite de reavivamento do Evangelho. (Outras religiões também têm seus missionários: Católicos, Testemunha de Jeová, Mórmons). Dentro da concepção Evangélica, Missionário é a figura do Plantador de igrejas. Muitos afirmam que qualquer pessoa pode ser Missionária e desenvolver esse chamado em qualquer lugar, o que não é verdade. Lucas 6.13 afirma que Jesus chamou, dentre os discípulos, 12 para serem apóstolos. Por que não chamou todos, visto que todos eram discípulos?

Você que quer ser Missionário precisa preencher estes requisitos: Ter a chamada de Deus para este ministério. Conhecimento básico da Bíblia. Muito amor ao próximo. Boa saúde. Preparação para a vida no local da missão. Conhecimento da língua ou a disponibilidade para aprendê-la. Fazer um treinamento transcultural. Somente é considerando Missionário aquele que é enviado. Na volta da Missão o Missionário para pela reintegração na sociedade de origem após um afastamento prolongado conhecido como aculturação, ele passa a sentir estrangeiro na sua própria cidade é nação.

Você que é Missionário ativo, publique sua Missão em Gerúndio. Não fique postando fotos dos tempos iniciais quando aconteciam milagres. Não fique alterando os números dos membros para soar como que tens um bom número de crentes. Não postem fotografias que não são da sua incumbência, onde não é seu o seu trabalho. Alguns já fizeram isso e foram alcançados pelas suas próprias mentiras. (Números 32.23) E se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o Senhor; e sabei que o vosso pecado vos há de achar.

Você que faz parte de uma Igreja Missional ou Missionária, não seja apenas um nominativo: Muitas igrejas tem o sobrenome de Missional ou de Missionaria. Não pode ser apenas um nome, mas uma Função Missionária, ativa, viva e dinâmica. Não sei por que as igrejas não levam o nome de Restaurantes e os Restaurantes o nome de Engordantes? Pois servir comidas não restaura a alma, só a Palavra de Deus tem esse poder. (Salmo 23.3) Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Gostaríamos convidar a conhecer o Blog Missionário do Momento se chama PRONAMI – Promotoria Nacional de Missões, podem seguir o site e deixar sua opinião por lá ou pelo nosso e-mail centrodealegria@hotmail.com Estamos premiando nossos seguidores. Vejam: Vamos fazer um Sorteio de uma Bíblia em Espanhol, aos que Participarem do Blog. http://pronami.blogspot.com/
Se você for tocado por Deus para nos apoiar nos Projetos já em andamento solicite nossa conta para enviar alguma contribuição missionária. Não colocamos o numero aqui, pois alguns sites não publicam artigos que contenha numero de conta bancaria, mas você pode encontrar o numero no nosso blog ou pedindo no nosso e-mail.

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO