Os Profetas Menores (II) – Mq/Na/Hc/Sf/Ag/Zc/Ml
Miqueias (I) – Um retrato atual da corrupção
Um convite à luta
Leitura diária: Miqueias 2.9-13
Leitura da Bíblia em um ano: 1Timóteo 6 e 2Timóteo 1 a 4
A palavra final do profeta neste capítulo, que hoje encerramos a leitura, é um convite à luta e à sobrevivência diante de um mundo pecaminoso e contrário à direção de Deus. Parece-nos que Miqueias, como bom profeta, enxergava longe e via, com a inspiração que vinha de Deus, o caminho tortuoso que os reinos de Israel e de Judá estavam tomando, rumo este que os levaria ao ostracismo e destruição, no caso de Samaria, e de exílio, no caso de Jerusalém.
Depois de chamar a atenção no versículo 9 para a crueldade com que tratavam as mulheres viúvas ou divorciadas que, arrancadas com os seus filhos, órfãos de pais, de seus lares bem situados e ricos, eram jogadas ao repúdio social numa vida de miséria e solidão, o profeta faz um desafio solene:
"Levantai-vos, e ide-vos, pois este não é lugar de descanso;
por causa da imundícia que traz destruição, sim, destruição enorme"
(Mq 2.10).
Sua palavra é uma convocação à mudança e transformação. Israel não podia se acomodar àquele estado de coisas. O conformismo dos líderes do povo de Deus a esta situação de convívio e de condescendência com os cultos pagãos, com os costumes oriundos de outros povos, com a imoralidade social e a licenciosidade sexual que praticavam, levariam o povo de Deus à destruição, como afinal aconteceria. Aquele, portanto, não era o lugar para Israel viver em descanso. A imundícia social estava grassando em torno e, simplesmente, Israel concordava com aquilo.
O apelo de Miqueias compara-se ao de Paulo na Carta aos Romanos, quando escreve aos crentes em Roma que não se conformassem com o mundo ao redor (Rm 12.2). Ele era pecaminoso e insidioso levando o povo de Deus à perdição. Seu brado de alerta não foi atendido e, em 722 a.C. para os judeus de Samaria, a "destruição" por ele predita chegou, e em 586 a.C., vai chegar também para os judeus de Jerusalém. Ambos os reinos vão cair, porque não ouviram o apelo do profeta, apelo este que ressoa aos nossos ouvidos hoje convocando-nos a não nos conformarmos com o pecado que nos rodeia.
Oração para o dia: Prepara-me, Senhor, para ouvir a tua voz convocando-me a uma vida de luta contra o pecado e de determinação contra aquilo que contraria a tua vontade.
Meditação extraída do site: www.juerp.org.br
sábado, 8 de outubro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12
PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA
19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12
5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012
FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM
Uploaded with ImageShack.us
Nenhum comentário:
Postar um comentário