sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A Bíblia toda em um ano?

É bom ter metas e um cronograma de leitura bíblica. Para algumas pessoas, porém, estipular um prazo pode tirar todo o prazer de uma leitura devocional.

Allen Porto

Nesse período é sempre a mesma coisa: tempo de ficar frustrado porque não conseguiu completar a leitura da Bíblia em um ano - se é que conseguiu manter uma leitura regular da Escritura...

Surge, então, o fenômeno subsequente: todos voltam para o livro de Gênesis, a fim de começar do zero uma nova tentativa.

Esse clima de frustrações acaba por gerar um desânimo maior para a leitura da Bíblia. A sensação de que é impossível concluir os 66 livros fica mais forte do que qualquer outra impressão para quem usa o mesmo método há tempos.

Uma dica: continue a ler de onde você está. A menos que você tenha parado há muito tempo, é possível pegar o fio da meada e se situar no contexto geral da coisa. Continue até concluir, buscando disciplina e flexibilidade, ou seja: estipulando metas alcançáveis e perseguindo-as diligentemente.

É bom ter metas e um cronograma de leitura bíblica. Para algumas pessoas, porém, estipular um prazo pode tirar todo o prazer de uma leitura devocional - para se tornar o cumprimento de uma tarefa. Avalie com calma para saber se você é uma dessas pessoas.

Dedique-se à leitura da Bíblia. Do seu modo - desde que respeitando os princípios de interpretação. Não detenha a Escritura em um exclusivo instante "a sós com Deus", mas leve-a além - deixe-a invadir cada momento do seu dia. A leitura da manhã pode ser o tema da reflexão de um dia inteiro. A leitura da noite pode ser o tema da reflexão do dia seguinte.

Faça a você mesmo o favor de ler a Bíblia contemplando a sua beleza, relevância, autoridade e atualidade. Ninguém merece ler um texto velho considerado apenas um documento milenar. Aprecie a Escritura, tendo a certeza de que é a Palavra de Deus para a sua vida hoje.

E tenha uma boa leitura.

Um comentário:

soninha disse...

Pr.Marcelo, isso acontece comigo todo o ano, até parece que este artigo foi pra mim. Eu queria saber se devo levo os livros por ordem ou não, ou se tem outra forma. Mas eu não me submeto a tempo, o meu objetivo é ler a Bíblia toda, porém, as vezes eu paro e tenho que voltar relendo pra me situar. A minha certeza é que um dia eu leio toda. DEUS o abençõe por estes temas interesantes do blog. Tem me ajudado bastante.

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO