O renomado professor pesquisador Pedro Demo costuma escrever nos textos que publica que o aluno que perde aula não perde nada. O
que ele realmente quer dizer com essa afirmação? Devido à baixa
qualidade do ensino público brasileiro, estaria o estimado professor
desqualificando a instituição escola e propondo uma desescolarização da sociedade brasileira?
A
aula que o professor Pedro Demo critica é aquela que está fundamentada
apenas na transmissão da informação. Ele propõe uma educação através da
pesquisa, na qual a investigação, mediada pelo professor pesquisador,
seja a base do processo de construção e reconstrução do conhecimento
pelo educando.
Será
que o ensino público brasileiro apresenta a estrutura necessária para
possibilitar uma educação através da pesquisa? Será que os cursos de
formação de professores formam esses profissionais com as competências e
habilidades necessárias para o exercício de uma prática docente através
da pesquisa? Será que os estudantes da escola pública estão dispostos a
enfrentar os desafios de uma educação através da pesquisa? Quais são as
mudanças que precisam ser implantadas para a promoção de uma educação
através da pesquisa?
Uma
vez, durante uma aula de física, eu li no caderno de um aluno a
seguinte frase: “não sou eu que mato a aula, é ela que me mata”. Percebo
uma estreita relação entre essa frase e o pensamento do professor Pedro
Demo. Mas supondo que eu não seja um bom professor, e que minhas aulas
sejam sempre chatas, e que minha metodologia seja sempre inadequada, e
que nada do que eu digo seja relevante. Tudo isso justificaria uma
atitude constante de indiferença do aluno a minha aula? Qual é mesmo a
responsabilidade do aluno diante da construção do seu próprio
conhecimento?
A aprendizagem é uma das características da vida. Aprender é viver. Todo
ser vivo aprende. A aprendizagem implica em desenvolvimento. Portanto,
se o estudante não aprende, ele não consegue desenvolver todas as suas
potencialidades e, de certo modo, restringe sua própria existência.
É
evidente que o professor Pedro Demo está correto. Se o aluno falta aula
que não promove aprendizagem, então ele realmente não perde nada.
Aliás, ele ganha! Ganha tempo que pode ser usado para o desenvolvimento
de suas potencialidades em outros ambientes, tempo que pode ser usado
para viver a vida mais intensamente.
Entretanto,
quando o aluno perde aula mesmo estando presente fisicamente na sala de
aula, ele perde muito. Ele perde o seu precioso tempo. Ele perde a
possibilidade de aprender devido a sua indiferença, sua apatia, sua
morbidez e, consequentemente, limita o desenvolvimento de suas
potencialidades, perdendo um pouco sua vida a cada aula perdida.
Fonte: http://www.itagiemfoco.com.br/2013/09/o-aluno-que-perde-aula-nao-perde-nada.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário