Igreja
A origem do termo igreja vem de ekklesia,do verbo kalein, que significa chamar. “Entre os gregos o termo referia-se a uma assembléia do povo regularmente convocada para algum lugar público, com o fim específico de deliberar sobre alguma coisa”. (FERREIRA, 1993). Atos 19:32. O termo ekklesia, portanto, significa congregação, assembléia. Nos Evangelhos, só há três referências à Igreja: Mateus 16:18 e 18:17.
O termo igreja era empregado com um sentido secular e com um sentido cristão. Das cento e quatorze vezes que o termo ekklesia aparece no Novo Testamento, somente cinco vezes aparece no sentido secular: (Atos, 7:38; 19:32, 39,41; Hebreus, 2:12; 12:23). Quatorze vezes, o sentido é universal. Das cento e nove vezes em que o termo é empregado no sentido cristão, pode se dizer que, referindo-se à igreja como um grupo de crentes, aparece noventa e cinco vezes. (FERREIRA, 1993).
O reino constitui a reunião de todos os santos em Cristo, não tem caráter orgânico, e sempre existiu de forma invisível, caracterizado pela vida de Cristo na vida de seus seguidores. Já a Igreja, começou com Cristo, é visível e é um organismo local.
Segundo o que encontramos no Novo Testamento, não existe a idéia de uma igreja universal. A Igreja Católica Romana apropriou-se dessa idéia e ensina que só há a Igreja Apostólica Romana, e daí fundamentou o dogma do papado. Mas na Bíblia encontramos diversas referências como “as igrejas de Cristo” (Romanos 16:16). “as igreja de deus” (I Coríntios 11:16; II Coríntios 1:1; I Timóteo 3:5), “as igrejas dos gentios” (Romanos 16:4), “as igreja dos santos” (I Coríntios 14:33), “as igrejas da Macedônia” (II Coríntios 8:1), “as igrejas na Judéia” (Gálatas 1:22).
As igrejas recebiam nomes de acordo com suas localizações. Vamos encontrar, por exemplo, a “Igreja de Jerusalém”, (Atos 8:1; 11:22), “Igreja de Antioquia”, (Atos 13:1; 14:26), “Igreja de Éfeso”, (Atos 20:17), dentre muitas outras. Algumas igrejas foram organizadas em casas particulares, como na casa de Gaio, (Romanos 16:23), na casa do casal Áquila e Priscila, (Romanos 16:5)
Como toda instituição tem sua razão de ser, com a igreja não é diferente. A Igreja de Jesus tem sua missão a cumprir aqui neste mundo. Dentre as muitas funções da igreja destacamos: A adoração, a evangelização, a educação, a ação social, etc. Mas a principal missão da igreja é a de fazer discípulos. (Mateus 28:19-20).
Fonte: ASSIBAN
Nenhum comentário:
Postar um comentário