“Desafiados a ser padrão de Integridade”
Este é o tema da Convenção Batista Mineira para o ano de 2012, e tem como base Mateus 5.16: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.
De acordo com o dicionário, “integridade”, do latim “integritate”, significa a qualidade do que é íntegro, inteiro, completo. Isso tem a ver com retidão moral, honestidade, nobreza de caráter. Nesse caso, nem é preciso dizer que a integridade deve ser a marca, por excelência de um servo de Deus.
Observe que o texto diz que a nossa luz deve brilhar diante dos homens para que vejam as nossas boas obras. O que está em foco, aqui, é a reputação. O caráter determina quem você é. A reputação é o que as pessoas dizem a seu respeito.
O desejo de Deus é que a nossa integridade seja tão marcante e fale tão alto que possa ser percebida pelas pessoas. Outra observação necessária é que a nossa integridade será cada vez mais efetiva quanto maior for o nosso compromisso com Deus. Ele é quem molda o nosso caráter. Nesse sentido, nossa integridade será um testemunho vivo do poder de Deus e um motivo para que as pessoas que nos conhecem glorifiquem a Deus pelo que veem em nossas vidas.
Quando se fala em integridade é impossível deixar de fazer referência a um homem muito especial do Antigo Testamento. De acordo com a Bíblia ele era um homem moralmente íntegro e temente a Deus. Assim começa a sua história: “Havia um homem na terra de Uz, e seu nome era Jó. Ele era um homem íntegro e correto, que temia a Deus e se desviava do mal”(Jó 1.1). Ao afirmar que Jó era “íntegro’ e ‘correto” a Bíblia quer destacar a nobreza do caráter deste homem. Significa que ele era honesto. Sua vida resistia a qualquer investigação. Não gostava de cambalachos, trapaças ou maracutaias.
Observe que, ao ressaltar a integridade de Jó, o texto diz que ele se desviava do mal. Significa que o seu estilo de vida era o resultado de uma atitude deliberada. Ele se esforçava para manter-se íntegro. Sabia que não estava imunizado contra o erro e que precisava estar atento, o tempo todo, para não se comprometer.
Vivemos num mundo onde a falta de caráter tem se tornado marca registrada de muitas pessoas.
Compromissos com os princípios morais é coisa que muita gente não tem interesse em assumir. Há um déficit de integridade na sociedade contemporânea, que vai sendo corroída, minada e destruída, por pessoas descomprometidas com Deus, sem moral, sem caráter, que se colocam a serviço do pecado e do mal.
Precisamos, mais do que nunca, de homens e mulheres de Deus, capazes de viver com integridade. Servos comprometidos que não dissimulam, não adotam uma ética de situação nem se vendem para atender a qualquer tipo de interesse. Que sabem que como servos de Deus estão, sempre, sendo desafiados a ser padrão de integridade.
* Pastor Sebastião Arsenio da Silva -Presidente da Convenção Batista Mineira
Nenhum comentário:
Postar um comentário