domingo, 19 de agosto de 2018

O DISCIPULADO COMO OPÇÃO


Vivemos num mundo onde muitas pessoas acomodaram-se e estão satisfeitas pelo fato de pertencerem a uma igreja. Há pessoas que estão na igreja há décadas e nunca discipularam outras pessoas e, a razão é muito simples: nunca foram discipuladas e não sabem como fazer esse trabalho. Há até pastores que não foram acompanhados por um discipulador que ministrasse sobre suas vidas com aquela cobrança semanal como deve acontecer no discipulado um a um.
Ser membro de uma igreja é importante, mas ser membro da igreja sem ser discípulo de Jesus não tem sentido. Ser apenas religioso e dizer que participa de uma igreja onde o crescimento espiritual não acontece, que diferença faz? Quando os traumas, as dúvidas, a imaturidade, são visíveis no cotidiano, isso mostra a falta de um discipulado bíblico. Há pessoas que estão na igreja há anos, e continuam com seus corações cheios de mágoas, ódios, ressentimentos e não conseguem perdoar, não conseguem passar por cima de problemas que tiveram no passado.
Outros participam na igreja como membros fiéis, entregam seus dízimos e ofertas, e acham que isso é o suficiente, e não se envolvem em qualquer trabalho no reino de Deus; não se preocupam com as pessoas que se encontram perdidas; pensam que estão pagando para que os pastores e lideres façam o trabalho e por isso se sentem isentos de qualquer responsabilidade.
Há ainda, aqueles que são membros de uma igreja evangélica, mas vivem longe do padrão apresentado por Jesus e seus apóstolos.
Falta-lhes a honestidade, integridade, santidade e noção do que seja o evangelho. São os evangélicos nominais. Há também aqueles que são corretos, vida exemplar, mas que não querem envolvimento com o trabalho da igreja e estão satisfeitos com a vida que levam.
1. Fazendo opção pelo melhor
Discipulado é, portanto, a melhor opção e precisamos fazê-la se quisermos desenvolver uma vida cristã que impacte o mundo.
Gosto muito de pensar num Deus que não nos obriga a tomarmos decisões mas que nos dá inteligência e capacidade para escolher o melhor. Desde o Éden foi dada ao ser humano, no caso, Adão e Eva, a oportunidade de escolher entre o bem e o mal, entre o certo e o errado; entre a luz e as trevas; obedecer ou desobedecer.
Leia Dt. 30.14-16 e responda: Quais eram as opções para o povo Hebreu? R. ______________________________________________________________________.
Qual a promessa para as pessoas que optassem pela obediência aos mandamentos de Deus?
R.______________________________________________________.
Quais as consequências para as que optassem por não obedecer?
R.______________________________________________________.
Qual a recomendação para o povo, versos 19, 20?
R.______________________________________________________.
Leia Josué 24.14-21 e responda: Quais as opções apresentadas ao povo Hebreu, de acordo com esse texto?
R.______________________________________________________.
Qual a decisão de Josué, verso 15?
R.______________________________________________________.
Qual a decisão dos hebreus, verso 16?
R.______________________________________________________.
A decisão é pessoal, e cada um responderá pelas decisões que tomar durante sua existência. Cada pessoa seguirá o caminho de seu coração ou de sua escolha, por isso a Bíblia diz que cada um dará contas de si mesmo a Deus.
2. Jesus deseja que sejamos seus discípulos
Somos pessoas abençoadas, porque fomos escolhidos por
Jesus: “Não fostes vós que me escolhestes; pelo contrário, eu vos escolhi e vos designei a ir e dar fruto, e fruto que permaneça, a fim de que o Pai vos conceda tudo quanto lhe pedirdes em meu nome” Jo.15.16. Fomos escolhidos para frutificar e isso tem ligação com a multiplicação. Precisamos produzir frutos que permaneçam conforme a ordem de Jesus. Mas como frutificar? O próprio Jesus nos dá a opção através do discipulado.
Jesus não convidou pessoas para se tornarem apenas membros de uma igreja local, Ele queria discípulos, isto é, homens e mulheres dispostos a segui-Lo, em quem pudesse incutir Sua vida e ensinos. Claro que estas pessoas precisariam ter algumas características, conforme estudaremos em lições posteriores. Deviam ser corajosas, determinadas, ensináveis e dispostas a viver pela fé; que fizessem de Jesus sua grande paixão: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não me segue, não é digno de mim. Quem achar a sua vida irá perdê-la, e quem perder sua vida por causa de mim a achará” Mt. 10.37-39. Ninguém foi enganado, pelo contrario, Jesus foi muito claro com as pessoas que convocou para o discipulado.
Há pessoas que desejam seguir a Jesus, mas querem continuar sendo donos de suas vidas, não se submetem ao Seu senhorio. Uma das condições para o discipulado é aceitar Jesus como SENHOR – Ele precisa ser o DONO de nossas vidas, o que fará toda diferença no discipulado. Muitas pessoas chamam Jesus de Senhor e não fazem o que Ele manda: “E por que me chamais: Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos mando?” Lc. 6.46.
3. Um convite ao discipulado
Da mesma forma que Jesus convidou Simão Pedro e André, Tiago e João, Mateus e tantos outros, está lhe convidando para que você seja Seu discípulo, disposto a tomar sua cruz e segui-Lo, mesmo que isso lhe custe a vida; pois aquele que perde sua vida por amor a Jesus a encontrará. Se você optou pelo discipulado bíblico, parabéns. Se ainda não fez esta opção, gostaria de convidá-lo para ser um discípulo de Jesus, atendendo seu convite: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” Mt. 11.28-30. Tomar o Jugo é ter disposição para aprender, é sujeitar-se, é colocar-se sob o jugo ou as ordens de Jesus. Nós só poderemos aprender com outro que tem conhecimento, que foi experimentado e aprovado, que é habilitado para ensinar, ajudar e motivar. Esse texto que muitos aplicam para a salvação é muito mais um convite para o discipulado. Jesus se apresenta como Mestre disposto a compartilhar sua vida, oferecendo o seu jugo, garantindo que é leve e suave, porque Ele ajudará carregá-lo.
Discussão: Você já fez opção pelo discipulado bíblico? Isso é diferente de ser apenas membro de uma igreja local. Jesus nos convoca para o discipulado.
Tarefa: Tornar-se um discípulo de Jesus e influenciar pessoas a se decidirem pelo discipulado – fazer discípulos.

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO