sábado, 9 de julho de 2016

Exortações para uma nova vida - AULA 63 - LIÇÃO -23 - FASE 2 - 29.06-2016.

 Desafios da semana passada:

Na lição da semana passada, aprendemos que:

  • O mundo é um conjunto de idéias e práticas contrárias a Deus que tem como mentor o diabo;
  • Quando nos relacionamentos com o mundo, ou seja, manifestamos práticas e idéias contrárias a Deus, cometemos adultério espiritual contra Ele;
  • Deus reage ao nosso adultério espiritual com ciúme e graça. A graça está acessível àquele que humildemente reconhece e confessa que pecou contra Ele.

A partir disso, seguiram-se os seguintes desafios:

  1. Passe sua vida em revista e localize quais são as idéias e práticas mundanas que você tem mantido;
  2. Após isso, reconheça e confessa essas práticas e idéias como pecados e peça perdão a Deus pelo seu adultério espiritual.

Compartilhe com o grupo como foi sua semana no que se refere aos desafios propostos.

Introdução:

Temos sido ensinados e desafiados por Deus através da epístola de Tiago. Lição após lição, o Espírito Santo tem trabalhado em nossos corações, de modo a nos tornar discípulos maduros, que expressam e multiplicam o caráter de Cristo. Até agora, contando com a de hoje, foram 16 lições que abordaram, versículo por versículo, os ricos temas que compõem Tiago. Por coincidência ou não, para esta última lição do ano, temos diante de nós um texto repleto de exortações. Seguramente, não é uma coincidência. Podemos crer que o Espírito Santo, quer nos alertar e corrigir, de maneira que tenhamos uma vida diferente, mais de acordo com o caráter e a vontade de Deus. Por isso, abra o seu coração e se deixe tocar pela Palavra de Deus. Que a reunião de seu Núcleo Familiar seja um momento profético. Que Deus verdadeiramente fale. Que o povo atentamente ouça.
 
Desenvolvimento do ensino:

Texto-base: Tiago 4.7-10 (NVI)

Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. Entristeçam-se, lamentem-se e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará (grifos do autor).

Os versículos acima são de certa forma, uma conclusão do que Tiago vem abordando desde os primeiros versículos de sua epístola, mais especificamente desde o capítulo três. A palavra “portanto” mostra esse caráter conclusivo. Nesse texto, encontramos dez verbos no imperativo (confira os grifos), o que nos mostra que ele também tem um caráter exortativo. Posto isso, de maneira sintética, podemos extrair de Tiago 4.7-10 cinco exortações que podem ser aplicadas ao contexto que estamos vivenciando.

1. Submetam-se a Deus

Na vida de um cristão, tudo começa pela submissão a Deus. Ela é a base da vida cristã. No Antigo Testamento, há muitos textos (em todos os livros), que falam sobre a importância e a conseqüência de se submeter a Deus. Na prática, submeter-se a Deus é obedecer à sua vontade, semelhantemente a um soldado que deve total obediência a seus superiores. A principal conseqüência, ao se fazer isso, segundo Deuteronômio 28, é uma vida abençoada.

Pare e pense: certamente, muitos dos problemas que você enfrenta, foram em decorrência de sua insubmissão a Deus em algumas áreas de sua vida. Se você quer ter uma vida mais livre de problemas, decida se submeter a Deus totalmente.

1.      Em quais áreas de sua vida você se encontra insubmisso a Deus?
2.      Que problemas você já enfrentou neste ano em decorrência de sua insubmissão a Deus?

2. Resistam ao Diabo e Aproximem-se de Deus
Esses dois imperativos, nesse texto, encontram-se de forma conjugada. O grande objetivo do diabo, em síntese, é nos afastar de Deus. O texto de Gênesis 3 é um grande exemplo disso. Para tanto, ele lança mão de
diversos artifícios: tentações, mentiras, enfermidades, etc. A essas investidas o cristão precisa resistir. A idéia de “resistir” é perseverar em meio a um ataque inimigo. Para aqueles que resistirem, o resultado é certo: o diabo desistirá e fugirá.

Em contrapartida à tentativa do diabo de nos afastar de Deus, devemos buscar nos aproximar dele. Há algumas maneiras básicas de fazermos isso: leitura da Bíblia, oração, jejum, louvor, confissão de pecados e arrependimento, etc. Para aqueles que se aproximarem de Deus, o resultado também é certo: ele não ficará parado, mas também irá se aproximar.

  1. Como a diabo tentou te afastar de Deus? Em outras palavras: quais ataques você mais recebeu dele?
  2. Faça uma avaliação: você resistiu a esses ataques? A quais sim e a quais não?
  3. Você tem se empenhado em se aproximar de Deus? Se sim, como fez isso?

3. Limpem as mãos e Purifiquem o Coração

A terceira exortação de Tiago para nós, hoje, tem a ver com limpeza e purificação. E isso em dois níveis: externo e interno. O apóstolo, primeiramente, chama os pecadores a purificarem suas mãos, o que faz referência a reconhecimento e confissão de pecados cometidos. Em segundo lugar, ele exorta os que têm mente dividida a purificarem o coração. A palavra grega para “mente dividida” é dipsychos, que tem como sentido “de duas almas”. Aquele que tem a mente dividida é uma pessoa marcada por dúvidas e instabilidade. Para se purificar disso, ela deve renovar sua mente através da Palavra, de modo que sua fé seja fortalecida.

  1. Com o que você tem, constantemente, sujado suas mãos?
  2. Em que sua mente tem se mostrado fraca e dividida? Ou seja, em que aspectos sua mente precisa ser renovada?

4. Entristeçam-se e Troquem o Riso por Lamento

Essa parte do texto de Tiago pode parecer estranha, mas, seguramente, não o é. Ele diz: “Entristeçam-se, lamentem-se e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza” (Tg 4.9). Tiago não esta convocando a igreja a, gratuitamente, entristecer-se. O que está por traz disso é um chamado ao arrependimento das obras mortas. Em 2Coríntios 7.8-11, Paulo fala sobre uma tristeza que vem de Deus e que nos conduz ao arrependimento. A tristeza não é o arrependimento. A tristeza é uma mola, um impulso, que o cristão recebe do Espírito Santo na direção do arrependimento, quando é quebrantado por ele. Arrependimento é mudança de atitude. Tiago, então, está exortando os irmãos a chorarem por seus pecados e a mudarem de comportamento, ou seja, abandonar as práticas pecaminosas.


  1. Seu coração está quebrantado, ou seja, sensível aos seus pecados?
  2. Por quais pecados você deve chorar diante de Deus e buscar arrependimento?5. Humilhem-se diante do Senhor

    Esta última exortação está ligada à primeira. Humilhar-se diante do Senhor tem a ver com submeter-se a Ele. Entretanto, há algo mais a ser dito. Humilhar-se diante do Senhor se refere a reconhecermos diante de Deus nossa condição espiritual, ou seja, que somos pobres, cegos e nus e que, assim, carecemos da graça e da misericórdia de Deus. Aquele que assim age, será exaltado por Deus. Em concordância com isso, Mateus 5.3 diz que os pobres de espírito são bem-aventurados, pois deles é o Reino dos céus. Quem se reconhece como pobre diante de Deus recebe dele, de presente, o Reino. A parábola do fariseu e o publicano, em Lucas 18.9-14, ilustra bem esse princípio espiritual. O fariseu, que chegou orgulhoso e cheio de si diante de Deus, saiu de mãos vazias, enquanto que o publicano, que nem ousou olhar para cima, tamanha a consciência que tinha do seu pecado, saiu justificado.

    1.      Qual é o nível de consciência que você tem da sua pecaminosidade?
    2.      Você tem se colocado diante de Deus em humildade ou orgulhosamente?

    Conclusão e Desafios:

    Nesta lição, recebemos cinco exortações de Tiago:

    1. Submeta-se a Deus;
    2. Resista ao Diabo, e ele fugirá de você. Aproxime-se de Deus, e ele se aproximará de você!
    3. Pecador, limpe as mãos, e você, que tem a mente dividida, purifique o coração;
    4. Entristeça-se, lamente-se e chore. Troque o riso por lamento e a alegria por tristeza;
    5. Humilhe-se diante do Senhor, e ele o exaltará.

    Tendo avaliado como foi seu comportamento, quanto a isso, comprometa-se a seguir essas cinco exortações.

      
    IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG

Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO