segunda-feira, 22 de junho de 2015

Nomofobia. Você sabe o que é isso?


Vivemos na era da tecnologia. Não tem jeito. Ou nos adaptamos, a controlamos e a usamos para o nosso bem, ou seremos atropelados por ela. As crianças de hoje já nos dão um banho de como configurar um aparelho celular, por exemplo.
Há um ano, quando meu neto Theo estava ainda com dois anos de idade, minha esposa possuía um celular que ainda não tinha o sistema Touch screen, aquele tipo de celular que a tela é sensível ao toque. Pois bem, o Theo pegou o celular da avó e tentou passar para uma outra tela, mas nada. Tentou uma, duas vezes. Mas, não tentou a terceira vez. Simplesmente jogou o celular para o lado e pediu o Iphone do avô.
Se por um lado o celular facilita e nos ajuda a nos relacionarmos com as pessoas, por outro lado, em muito, no dia a dia, precisamos tomar cuidado com ele. O celular, dependendo do seu uso, pode aproximar-nos ou afastar-nos da família.
Um dia desses liguei para casa da minha filha por volta do meio dia. Usei um recurso chamado FaceTime, onde posso não somente falar, mas vê-la. Para minha surpresa, quem atendeu foi meu neto. Naquele exato momento ele começaria almoçar. Então, aproveitando a oportunidade, eu orei com ele agradecendo pela refeição.
Conheço uma vovó que tem alguns dos seus netos morando nos EUA. Ela me disse que periodicamente usa o aplicativo Skype para, não somente falar, mas brincar, por horas, com eles. Este é o lado bom da história. O lado ruim é quando este mesmo celular que nos aproxima, pode nos distanciar também.
Alguém já disse que o celular pode afastar os que estão próximos a nós e aproximar os que estão distantes. O ideal é aproximar os distantes, sem afastar os que estão próximos. Não podemos, por exemplo, permitir que o celular, com todos os seus aplicativos, como oWhatsapp, roube o nosso tempo quando estamos à mesa com a família. Não podemos também fazer com que o Tablet ou o Ipad seja o brinquedo número um dos filhos ou que o usemos para substituir nossa presença como pais ou avós. É um desafio dominar a tecnologia!
O melhor é voltar os olhos para o velho (e sempre novo) conselho da Bíblia, quando afirma em Eclesiastes 3 que tudo tem seu tempo próprio. Os psicólogos têm estudado o comportamento humano em relação aos celulares. E neste sentido foi cunhada a expressão nomofobia, o medo, a fobia de ficar sem um aparelho celular. Pessoas que desenvolvem nomofobia ficam com seus aparelhos ligados 24 horas por dia, sentem-se rejeitadas quando ninguém lhes telefona e enfrentam síndrome de abstinência quando estão sem o aparelho. O problema pode estar ligado a outros transtornos, como ansiedade e depressão.
No Brasil, um estudo recente apontou que 18% dos portadores de celulares já desenvolveram nomofobia. A palavra certa para não sermos presas fáceis da nomofobia é cuidado e constante avaliação do nosso comportamento. Verifique como você reage ficar o celular, se está gastando tempo demasiado e esquecendo dos que estão à sua volta. Peça um familiar para lembrar-lhe se os limites estão sendo ultrapassados. Jamais pense que uma mensagem pelo Whatsapp ou uma conversa pelo FaceTime ou Skype vai substituir um abraço, um olhar, um aperto de mão ou "um cheiro", como dizem os amados patrícios nordestinos.

Gilson Bifano - COLUNA VIDA EM FAMÍLIA 



Nenhum comentário:

MINI P70 EM CURRAL DE DENTRO - 17/11/12

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROJETO APASCENTAR - DISTRIBUIÇÃO DE REVISTA

19º ENCONTRO DE PASTORES - IBIASSUCÊ - BA - 05-09/12

5º ANIVERSÁRIO DA UNIÃO DE JOVENS DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO - 2012

FAÇA PARTE DA IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO VOCÊ TAMBÉM

Uploaded with ImageShack.us

P70 22-25 / 2012 - EM NINHEIRA

ACAMPAMENTO DE INVERNO 22-25 DE JUNHO DE 2012

POSTE LINK DO BLOG NO TWITTER

COMENTE EM MEU TWITTER USANDO O LINK ABAIXO