Você já viu de perto um quadro do pintor holandês Vincent van Gogh? Se não viu, é melhor se apressar. Caso você demore muito, é capaz de encontrar os quadros com as cores desbotadas. Especialistas em arte estão percebendo a ocorrência de um fenômeno nas obras do holandês: elas estão ficando embranquecidas com o passar do tempo.
Segundo um estudo da Universidade de Antuérpia (Bélgica), uma amostra do quadro Campo de trigo verde com ciprestes, pintado em 1889, tinha a presença do mineral plumbonacrite (3 PbCO3⋅ Pb(OH)2⋅PbO) na tinta usada por van Gogh. Originalmente vermelho, esse mineral vai perdendo a sua cor até ficar totalmente branco, informa a Época Negócios.
Mesmo sendo rara, a substância era usada na fabricação de tintas sintéticas. Van Gogh era fã do pigmento, por proporcionar cores mais vivas, uma das marcas das suas pinturas pós-impressionistas. Até 1867, os produtores vendiam apenas as bases dos corantes e os pintores faziam suas próprias misturas. Naquele ano, apareceram no mercado as primeiras tintas prontas.
A produção de tinta em larga escala facilitou o trabalho dos pintores, mas trouxe problemas. Um deles foi a mistura de impurezas nos pigmentos. Os vermelhos usados por van Gogh sofreram com essa alteração. Agora, os pesquisadores belgas querem descobrir como neutralizar a ação do tempo sobre o plumbonacrite. Em todo caso, é melhor ir ver os quadros de van Gogh, não acha?
Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/pinturas-de-van-gogh-estao-perdendo-as-cores-050748358.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário